Futebol brasileiro terá mudança de regra em pênalti; entenda

A International Football Association Board (IFAB) definiu novas regras que serão colocadas em prática a partir de quando no Brasil? 


O futebol brasileiro tem nova regra para marcações de pênalti em lances de toque na mão. A mudança foi promovida pela International Football Association Board (IFAB), que regulamenta as regras do esporte mundial e faz atualizações anuais.


Nessa terça-feira (9), a Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) se reuniu com árbitros de todo o país para repassar as mudanças. Agora, o jogador de defesa que impedir o ataque dentro da área com a mão, mas de forma não deliberada, não será advertido com cartão.


Além disso, o jogador de defesa que impedir clara oportunidade de gol dentro da área e com a mão, será punido com cartão amarelo. Por fim, a IFAB também promoveu mudanças no que diz respeito à invasão da área no momento do pênalti.

No ataque, nenhum companheiro do cobrador pode invadir a área para ter vantagem na disputa. Nesse caso, será marcado tiro livre indireto. Se a ação impactar o goleiro e o gol for marcado, a penalidade será repetida.

Na defesa, o jogador não pode invadir a área antes da cobrança para ter qualquer vantagem na disputa da bola. Se isso acontecer, o pênalti será repetido.

Quando a novidade entra em vigor?

De acordo com a IFAB, as modificações devem ser colocadas em prática a partir de julho deste ano. Entretanto, também é permitido antecipar a aplicação para competições que estão prestes a começar, caso das quatro divisões do Campeonato Brasileiro, que começam ainda este mês.

As medidas vão entrar em vigor no sábado (13) nas competições coordenadas pela CBF que começarem a partir dessa data. No caso de competições em andamento, as novidades serão válidas a partir da próxima fase de disputa.

A situação se aplica a: Copa do Brasil – 3ª Fase; Copa do Nordeste – Semifinal; Copa Verde – Final; Feminino A1 – 2ª Fase; Brasileirão Sub-20 – 2ª Fase; Brasileirão Feminino Sub-20 – 2ª Fase; e Copa do Brasil Sub-17 – Semifinal.

Mudanças na punição em infrações de mão não deliberada e invasão de atletas em pênaltis

As punições disciplinares para as infrações de mão não deliberada, dentro da área, foram igualadas às situações de pênalti com disputa de bola.

Alterações na regra

Quando um jogador, em momento de defesa, não deliberadamente impedir um ataque promissor com a mão/braço sancionável – por exemplo, abrindo o braço de forma antinatural -, dentro da área, ele não será advertido;
Quando um jogador, em momento de defesa, não deliberadamente impedir uma clara oportunidade de gol com a mão/braço sancionável – por exemplo, abrindo o braço de forma antinatural -, dentro da área, ele será punido com o cartão amarelo.

Invasões em situação penal

Para o ataque: se um companheiro de time do batedor invadir a área antes da cobrança, e essa ação lhe gerar vantagem para disputar a bola, tocá-la, tentar marcar o gol ou criar uma nova oportunidade, o árbitro punirá a infração com tiro livre indireto. Já se a ação impactar o goleiro e o gol for marcado, a penalidade será repetida.

Para a defesa: se um jogador de defesa invadir a área antes da cobrança e essa ação lhe gerar vantagem para disputar a bola, impedir um adversário não invasor de marcar o gol ou criar uma oportunidade para sua equipe, a cobrança de pênalti será repetida.

(Com informações do CNN Brasil)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_08_04_2024

POR QUE AINDA PODE ACONTECER UMA REVIRAVOLTA NA POLÍTICA MARACANAUENSE? MESMO TENDO ENCERRADO, NO ÚLTIMO SÁBADO (6), O PRAZO DE TROCAS DE PARTIDOS E NOVAS FILIAÇÕES DE PRÉ CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES 2024

Todos anos de eleições, a movimentação nas últimas semanas até o final do prazo para quem pretende ser candidato poder trocar de partido, indo para um que dar mais condições de ser vitorioso/a na eleição é intensa. O eleitorado fica muito curioso para seis meses antes do dia da votação já saber o que se concretizou até o final da janela partidária, que em 2024 se encerrou no sábado passado (6). Percebemos cada vez mais que nem sempre já se tenha grandes definições. E que ao longo dos  seis meses, antes da eleição municipal 2024, reviravoltas podem acontecer. Por conta de que cada vez mais os cenários políticos ficam mais complexos para ser definidos. Isso porque os grupos políticos que antes eram muito fortes andam perdendo força, com o surgimento de novos grupos que buscam apresentarem uma nova alternativa, diante a tantos mandatos que deixam muito a desejarem. QUAL A "CARTA NA MANGA" PARA A 2a VIA SAIR DA SINUCA DE BICO QUE ESTAR METIDO? Pois é! De repente a conquista do Deputado Evandro Leitão para ser candidato a prefeito pelo PT em Fortaleza, que aconteceu neste domingo (7), possa ser o início de uma grande onda para políticos que não faz muito tempo que chegaram ao PT possam também conseguirem ser candidatos a prefeito. Oportunizando o PT eleger muitos prefeitos em 2024. Já que com isso o PT conseguirá se fortalecer muito, após a eleição 2024, o que se faz necessário e é fundamental para em 2026 o PT ganhe de novo a eleição para presidente, como defende uma parte do Diretório Nacional. ISSO PORQUE MAIS CEDO OU MAIS TARDE O PT MUNICIPAL TEM QUE PARAR DE SER SUBMISSO A UM GRUPO POLITICO QUE VIVE COOPTANDO FORCAS POLITICAS, AO CONTRÁRIO JÁ TINHA SIDO ENXOTADO DA PREFEITURA HÁ MUITO TEMPO? Isso mesmo! Já pensou se, em vez disso, o grupo político que mesmo deixando muito a desejar ainda permanece na prefeitura, conseguisse isso fazendo o que é sua obrigação. Deduzimos que dava para termos uma saúde, educação e políticas públicas que poderia ser referência nacional, por conta da grande arrecadação e força econômica que Maracanaú é possuidor. Contudo, nota-se que, a incompetência e a falta de ética é o que se ver muito no grupo que estar na prefeitura desde 2005. Que não são dignos de ir mais uma vez para uma eleição numa disputa com um nome, que sempre foi oposição, agora no partido que comanda o Estado e o País. SABE QUE IRÁ EMBORA DA PREFEITURA MESMO NÉ? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários