Títulos e campanhas marcantes: confira a história de Dimas Filgueiras no Ceará

Um dos maiores ídolos da história do Vovô, Dimas ficou conhecido como Soldado Alvinegro e atuou no clube por 46 anos. Nesse período, participou de títulos e campanhas marcantes para a equipe

Dimas Filgueiras, ex-jogador e ex-técnico do Ceará, faleceu aos 79 anos. O óbito foi confirmado pela família na manhã desta sexta-feira, 22. Um dos maiores ídolos da história do Vovô, Dimas ficou conhecido como Soldado Alvinegro e atuou no clube por 46 anos. Nesse período, participou de títulos e campanhas marcantes para a equipe.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, no dia 13 de maio de 1944, Dimas começou a sua carreira como jogador profissional no Botafogo-RJ. Ele se transferiu para o Fortaleza em 1971 e, após breve passagem, chegou ao Ceará no ano seguinte

Pelo clube de Porangabuçu, Dimas atuou como zagueiro e também na lateral-esquerda. Foram 133 jogos, com 67 vitórias, 32 empates e 34 derrotas. Ele anotou dois gols e conquistou os títulos do Campeonato Cearense de 1975 e 1976.

Dimas se aposentou dos gramados em 1976, mas seguiu no Ceará até 2018. No extenso recorte, ocupou diferentes cargos, como os de treinador, de membro da comissão técnica e de até vice-presidente. Com 514 jogos, é o técnico com mais aparições na história do Vovô: foram 250 vitórias, 156 empates e 108 derrotas.

O Alvinegro foi a única equipe treinada por Dimas, o que ocorreu ao longo de 41 passagens. Ele venceu os estaduais de 1989, 1996 e 2002. Além disso, fez parte das conquistas de 1990, 1992, 1993, 1998, 1999, 2011, 2012 e 2013.

Em 1994, o Soldado Alvinegro comandou o time em uma campanha histórica na Copa do Brasil. O clube eliminou Campinense-PB na primeira fase e Palmeiras-SP nas oitavas, ainda sob o comando de Mario Fernandes. Com Dimas, superou o Internacional-RS nas quartas e o Linhares-ES na semifinal.

A decisão ocorreu contra o Grêmio-RS. Após empate em 0 a 0 como mandante, o Ceará foi derrotado por 1 a 0 pelos sulistas na volta e ficou com o vice-campeonato. A colocação rendeu vaga na Copa Conmebol de 1995, primeira participação internacional da história alvinegra.

Em 2010, Dimas assumiu o Ceará para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe, recém-promovida, estava caindo de rendimento após a pausa para a Copa do Mundo. Com o Soldado Alvinegro, o Vovô afastou quaisquer chances de rebaixamento e, ao terminar o torneio em 12º lugar, classificou-se pela primeira vez para a Copa Sul-Americana.

O profissional deixou o Alvinegro em 2018, após um acordo judicial que garantia o pagamento dos valores que o clube o devia. Em 2021, foi homenageado por um mosaico na partida entre Ceará e Arsenal de Sarandí-ARG, pela Sula, às vésperas de seu aniversário.


Ao longo dos 46 anos no Vovô, Dimas acumulou jogos, títulos e participações em diferentes funções. Com o falecimento do ídolo, o clube anunciou, nesta manhã, que decretará dez dias de luto oficial. No período, a bandeira oficial no CT de Porangabuçu permanecerá a meio mastro.

(Com informações do O Povo Online)


#Artigo_Semanal_em_18_12_2023

POPULAÇÃO MARACANAUENSE DENUNCIA GRANDE PRECARIEDADE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E DIZ QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE MUDAREM PARA TEMPO INTEGRAL, NO MOMENTO QUE A PREFEITURA ANUNCIA QUE EM 32 ESCOLAS, A PARTIR DE 2024, 9.112 ESTUDANTES FICARÃO O DIA TODO

Um absurdo! A Prefeitura de Maracanaú poderá tornar a vida de milhares de estudantes um tormento, ao determinar dezenas de escolas com tempo integral. Isso porque as escolas municipais sempre estiveram abaixo da crítica em todos os sentidos, segundo denunciou os responsáveis pelos alunas/os assim que as redes sociais da Prefeitura fez o anúncio. Quem está indignado pelo descaso na educação municipal ficou mais ainda ao saber outros descaso que vieram a tona há alguns dias. Sobre a merenda escolar estão dando Baião as crianças as 9h da manhã. Que se repete muito bolacha e suco. E em algumas escolas de Tempo Integral não aceitam as crianças levarem lanche. A não ser que ela seja alérgica a alimentação ofertada a escola. Que é uma injustiça, pois se os/as responsáveis não pudessem comprar como que a criança ia estudar com fome? Que tem escola oferecendo só cuscuz com leite, aqui acolá sopa. Que não cozinha o frango direito, ao deixar aquela pele gordurosa que geralmente as pessoas tiram e joga fora. Que não limpam direito a cozinha e que já foi encontrada larvas na comida. Que teve criança que infecionou o estômago e a mãe de uma criança lamenta não ter processado o culpado. INACEITÁVEL ESTE DESMANTELO NAS ESCOLAS DE UMA DAS CIDADES QUE MAIS ARRECADAM NO ESTADO QUE É DESTAQUE NACIONAL EM DESENVOLVIMENTO. Há lamentação que as escolas não tem estrutura nenhuma para tempo integral. Pois há muita bagunça, professores/as sem moral, salas sem ar condicionados e banheiros fedorentos. Houve denúncias também de creches sem espaço para lazer, com muito mato e até lama, crianças tendo lazer levando sol. Que tem quem quer colocar o/a filho/a em escola de tempo integral mas dificilmente tem vagas perto de casa. No entanto quem conhece alguém arranja bem rapidinho. Que a maioria das escolas de Tempo Integral estão em bairros centrais. Que falta fardamento. Que é um absurdo querer dar  farda nova só de dois em dois anos. Então tem mães que querem  que ajeitem são as escolas, em vez de Tempo Integral. As mães reclamam das péssimas condições das creches e cobram também cadê o monte de creches que foram prometidas. Que tem creche que parece um chiqueiro. MESMO EM 19 ANOS DE GESTÃO O GRUPO QUE AINDA ESTÁ NA GESTÃO MUNICIPAL NÃO FOI CAPAZ DE REALIZAR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DIGNA DA ARRECADAÇÃO QUE MARACANAÚ TEM! MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários