Coritiba x Ceará: árbitro ultrapassa 200 jogos no Brasileirão

 Filho do ex árbitro que faleceu recentemente, juiz dedica o 200° jogo ao pai, grande incentivador de sua carreira.


Na noite de segunda-feira (7 de dezembro de 2020) teve um significado especial para o árbitro Marcelo de Lima Henrique (CBF-RJ). Ao apitar a partida entre Atlético-GO e Goiás, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO), válida pela 24° rodada do Brasileirão Assaí, ele atingiu a marca de 200 jogos na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Marcelo entra para o grupo especial de 19 árbitros, em um total de 699, desde 1959, com mais de 200 partidas na elite do futebol brasileiro.


Da lista de árbitros em atividade, apenas Héber Roberto Lopes (CBF-SC), recordista com 351 jogos, Leandro Vuaden (CBF-RS), 230, e Ricardo Marques (CBF-MG), 201, estão acima de Marcelo de Lima Henrique.  Emocionado, o árbitro comentou sobre a oportunidade de completar 200 na Série A em um clássico importante.


"Privilégio para mim chegar aos 49 anos de idade ainda inserido no futebol pentacampeão do mundo. É uma alegria muito grande estar aqui, então agradeço e dedico à todos os meus colegas e familiares porque estar aqui é uma luta muito grande e não sei o limite. Vamos embora aí enquanto papai do céu permitir que eu desfrute estar dentro do campeonato brasileiro. É uma grande satisfação, alegria. Dia de festa", 


Marcelo de Lima Henrique recebe homenagem por 200 jogos na Série A do Brasileirão


Somando todas as competições, o árbitro tem 320 jogos no currículo. Um número expressivo que abrange torneios nacionais como as Séries A, B, C, D e Copa do Brasil. Seu destaque rendeu um escudo FIFA que o fez representar a arbitragem brasileira na Copa Libertadores (2010, 2012, 2013, 2014), Copa Sul-Americana (2010, 2011, 2012, 2013) e Eliminatórias da Copa (2014). Na temporada 2020, Marcelo apitou 18 jogos entre Campeonato Brasileiro Série A, Série B, Copa do Brasil e Campeonato Carioca.


Os caminhos do apito não foram a primeira opção de Lima Henrique. Ele atuou como goleiro nas categorias de base do Flamengo, Bangu, América-RJ e Operário-MS e chegou a ingressar no serviço militar, tornando-se Fuzileiro Naval. Mas o referencial dentro da família fez com que Marcelo adotasse a arbitragem como carreira. Seu pai, José Henrique Neto, que faleceu recentemente, foi árbitro de futebol e deu de presente o primeiro apito de Marcelo. Hoje, o filho homenageia o pai com a marca conquistada.


"Se eu sou árbitro hoje eu devo tudo ao meu pai. Ele me levou para fazer o curso de árbitros, eu não tinha grana, ganhei meia bolsa da Federação do Rio de Janeiro, do professor Carlos Elias Pimentel e a outra metade o meu pai pagou. Meu pai me levou nos jogos, me deu o meu primeiro uniforme, meu primeiro apito e me incentivava. Então, eu dedico essa arbitragem hoje à ele, dedico a minha carreira à ele e a minha família também, mas eu sei que do céu ele está olhando para a gente aqui. É um dia especial para mim, muito emocionante", dedicou o árbitro carioca.


Antes da bola rolar para a vitória do Goiás por 1 a 0 no clássico goiano, Marcelo recebeu das mãos do Observador do VAR, Nilson Monção, uma camisa especial com seu nome e cartões personalizados com o número 200, homenageando a marca de jogos na Série A. Wilton Pereira Sampaio (CBF-GO) segue na cola com 194 partidas na primeira divisão do campeonato brasileiro.

(*) Com informações do site da CBF.


#Artigo_Semanal_em_15_02_2021

PORQUE A PREFEITURA DE MARACANAÚ NÃO DAR AUXÍLIO FINANCEIRO E TAMBÉM APOIO AO EMPREENDEDORISMO ATENDENDO A MAIOR NECESSIDADE E DESEJO DA POPULAÇÃO, NA ATUALIDADE? JÁ QUE CADA VEZ MAIS MUNICÍPIOS ESTÃO GERANDO RENDA ASSIM;  É FALTA DE NOÇÃO DO PREFEITO DIZER QUE MARACANAÚ TEM ALTA EMPREGABILIDADE E POR ISSO NÃO VAI TER AUXÍLIO? POIS HÁ MUITAS FAMÍLIAS COM NECESSIDADES E O PREFEITO QUE MORA NA BEIRA MAR DA CAPITAL NÃO PERCEBE ISSO; O QUE O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA), CIDADANIA ATIVA QUE ESTÃO NA LUTA REPRESENTANTES DOS 50 MIL ELEITORES QUE NÃO QUISERAM O CONTINUÍSMO VÃIO APRESENTAR DE IDEIAS? ALÉM DE INFORMAR A REALIDADE LOCAL AOS  MARACANAUENSES

Um novo olhar sempre vem mesmo é de visões diferentes. Por isso que na gestão pública é mais fundamental ainda a alternância no poder. Porque com o tempo surge um grupo político com integrantes da população, que mais necessita e deseja uma gestão pública. Que tem mais a ver com a realidade, do dia a dia da população. UM PREFEITO MILIONÁRIO RESIDENTE EM ÁREA NOBRE, DE OUTRA CIDADE, NÃO SABE LIDAR COM ISSO? Então! percebe-se que não. Principalmente porque ele não tem jeito de estar no dia a dia da população, vendo de perto o que ela mais necessita e deseja. Daí com um tempo, por mais que a cidade era muito mais próspera e rica,  esta fica estagnada e a população não tem a qualidade de vida que merece, se o Prefeito fosse advindo do meio do Povo. Isso um dia deve acontecer com o tempo, ao aumentar muito o número de eleitores que dizem não a um tipo de gestão insensível às maiores necessidades e desejos de uma parte considerável da população tão dependente de boas políticas públicas.

ENTÃO! ESTANDO BEM INFORMADO E COBRANDO COM BONS ARGUMENTOS, A GESTÃO VAI TER QUE TRABALHAR MELHOR? Isso mesmo! A história mostra que se faz boa gestão com diálogo e evidências, segundo um deputado do Movimento Renova Brasil. O Movimento Eleitor Participativo  (EL-PARTICIPA) no comando de um Comunicólogo busca cada vez mais assessorar a Cidadania Ativa para potencializar as suas reivindicações em diálogo com a gestão. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários