Fortaleza x Grêmio: árbitro é do estado de time do Z4 e estar tendo uma arrancada

Outra equipe do Z4 reclamou muito da marcação de um pênalti, por ele, que culminou com derrota na 20ª Rodada.


O Bahia venceu o Botafogo por 1 a 0, no encontro válido pela 20ª rodada do Brasileirão 2020. O único gol da partida foi através de um pênalti convertido por Rodriguinho, nos últimos minutos do encontro. O lance, contudo, foi cercado de polêmicas que vão até com o que está estipulado no livro de regras de arbitragem do futebol para 2020-21 da CBF.


Aos 49 minutos do segundo tempo, o atacante Gilberto, do Bahia, arriscou chute a gol. Marcelo Benevenuto, zagueiro do Botafogo, bloqueou a tentativa dentro da área: a bola bateu em sua coxa antes de ricochetear em sua mão. Árbitro do jogo, disputado dentro da Fonte Nova, Jefferson Ferreira de Moraes apitou o pênalti na hora. Entretanto, recebeu o chamado do VAR para revisar a jogada. Depois de três minutos, Jefferson de Moraes manteve a sua decisão após ver as imagens.


O lance é mais um a causar polêmica.


A explicação está no capítulo “Faltas e Incorreções” do livro das regras e diz que se a bola bater no braço do jogador, logo após bater diretamente em outras partes do corpo do mesmo, não configura necessariamente irregularidade.


Tocar na bola com a mão/braço quando:


• a mão/braço estiver em posição antinatural e com isso ampliando o espaço do corpo;

• a mão/braço estiver acima/além da altura do ombro ou de seu nível (a menos que o jogador jogue a bola deliberadamente e então a bola toque em sua mão/braço).


As situações acima também caracterizam infração quando a bola tocar na mão/braço de um jogador, vinda diretamente da cabeça, do corpo (inclusive do pé) de outro jogador que esteja próximo dele.


Exceto nas situações acima, é uma infração, se um jogador:


• tocar na bola com a mão/braço deliberadamente, inclusive quando houver movimento da mão/braço na direção à bola;

• marcar um gol na equipe adversária, após a bola tocar em sua mão/braço, ainda que acidentalmente, inclusive o goleiro.

• após a bola tocar em sua mão/braço ou de um companheiro de equipe, ainda que acidentalmente, se imediatamente:

• marcar um gol na equipe adversária;

• criar uma oportunidade de gol.


Tocar na bola com a mão/braço quando:


• a mão/braço estiver em posição antinatural e com isso ampliando o espaço do corpo;

• a mão/braço estiver acima/além da altura do ombro ou de seu nível (a menos que o jogador jogue a bola deliberadamente e então a bola toque em sua mão/braço).


Regras de Futebol 2020/2021 113


As situações acima também caracterizam infração quando a bola tocar na mão/braço de um jogador, vinda diretamente da cabeça, do corpo (inclusive do pé) de

outro jogador que esteja próximo dele.


Exceto nas situações acima, não será infração se a bola tocar na mão/braço


• Diretamente da cabeça ou corpo (inclusive o pé) do próprio jogador;


• Diretamente da cabeça ou corpo (inclusive o pé) de outro jogador que esteja próximo;


• Se a mão/braço estiver junto ao corpo sem ampliar o espaço em razão de uma posição antinatural;


• Quando um jogador cair e a mão/braço estiver entre seu corpo e o ponto de apoio do chão, mas não estendida para longe do corpo, lateral ou verticalmente


Com o resultado, o Botafogo, que só acumula mais vitórias (3) do que o Goiás (2), último colocado deste Brasileirão, entrou na zona de rebaixamento e ocupa a 17ª posição.


Com informações do goal.com em Novembro de 2020.


#Artigo_de_04_01_2021

JÁ É 2021, ENTÃO QUAIS AS AÇÕES DO MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) EM MARACANAÚ? COMO PARTE DOS 50 MIL MARACANAUENSES QUE NÃO VOTARAM NO "CONTINUÍSMO" PODEM EXERCER A CIDADANIA ATIVA? ALÉM DE FISCALIZAR E PROPOR IDÉIAS PARA OS POLÍTICOS ATENDEREM AS PRINCIPAIS NECESSIDADES E DESEJOS DA POPULAÇÃO, QUAIS SÃO OS OUTROS OBJETIVOS? ALÉM DE CAPACITAR OS CIDADÃOS ATIVOS E OS QUE COMEÇARÃO A SER, PARA TER UMA ESTRATÉGICA EFICAZ NA PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA, MOSTRANDO O QUE MAIS QUEREM QUE OS POLÍTICOS FAÇAM, QUAIS SÃO AS OUTRAS METAS PARA 2021?

A história mostra que é possível transformar tudo. Mostra que a Cidadania Ativa tem grandes conquistas. Pois é o "bem estar" dos cidadãos a razão da existência da política. Criada pelos cidadãos na Grécia. Quando se reuniam em "espaço aberto" para discutirem o que devia ser o melhor para a cidade. Através de bons argumentos se chegava a uma conclusão do que de melhor a gestão pública deveria colocar em prática. ENTÃO AGORA EM MARACANAÚ O MOVIMENTO  EL-PARTICIPA VAI USUFRUIR DO DIREITO DE PARTICIPAR DA GESTÃO, MOSTRANDO O QUE MAIS A POPULAÇÃO NECESSITA E DESEJA? Sim! Isso é um dos grandes objetivos. E constantemente vão ser disponibilizados as informações e como ter êxito na argumentação. O Movimento Eleitor Participativo, nas Redes Sociais, com a coordenação de um Comunicador Social vai conquistar o que mais a população necessita e deseja. Os políticos que não se adaptarem a esta realidade, vão ter que darem lugar a quem querem  "uma prática política mais eficiente". A FISCALIZAÇÃO É SABER DETALHADAMENTE COMO GASTOS? PROPONDO ALGO MELHOR PARA O DIA A DIA DA POPULAÇÃO?, Isso! e Tornando público os gastos indevidos e será proposto melhores projetos que vão atender as maiores necessidades e desejos da população. EXEMPLO? Em sendo escancarados o mau uso dos recursos com inchaço da "folha salarial", mal distribuição nas secretarias, os privilégios dos políticos e seus apoiadores, será levado a imprensa acompanhado de uma proposta de melhores políticas públicas que a maioria da população mais necessita. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.






Comentários