Fortaleza x Ceará: árbitro se afastou uma parte do 2º semestre no Brasileirão 2020; entenda

 Um dos principais árbitros do Brasil, ficou concentrado em outros países durante o período.

Anderson Daronco e outros quatro árbitros e seis auxiliares brasileiros desfalcarão os torneios nacionais porque ficarão concentrados em outros países exclusivamente para trabalhar em jogos da Libertadores.


A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) decidiu isolar a arbitragem para finalizar a fase de grupos de sua principal competição em combate à pandemia do coronavírus. Para evitar grandes deslocamentos, definiu que os jogos serão comandados por árbitros de países que fazem fronteira com aquele onde o confronto é realizado. Mas não só isso.


Os profissionais escalados ficarão hospedados nos países para os quais foram escalados a apitar jogos durante todo o período da fase de grupos em que for necessário seu serviço, que pode durar até mais de um mês: 15 de setembro a 23 de outubro. Esse tempo pode ser menor, a depender da escala da comissão de arbitragem. Dependendo da restrição de quarentena e acesso a fronteira do país é até possível que um profissional volte a sua casa entre as escalas, mas essa não é a recomendação inicial da direção da Conmebol.


O gaúcho Anderson Daronco, um dos principais árbitros do Brasil, por exemplo, ficará na Argentina onde poderá trabalhar em nove jogos. Ele terá a companhia de outro brasileiro, o carioca Bruno Arleu, e dois auxiliares, o goiano Fabrício Vilarinho e o gaúcho Rafael Alves. É provável que Daronco e Arleu revezem e cada um fique um período no país vizinho, mas isso ainda não está definido.


Apesar de a Conmebol ter liberado em documento que árbitros do país de um dos times que se enfrentam possam ser escalados, isso não deve ser necessário. Daronco nem Arleu serão escalados para River Plate x São Paulo, dia 20 de outubro, já que haverá também um trio chileno na Argentina.


O árbitro paranaense Rodolpho Tosky, acompanhado dos auxiliares Bruno Boschilia (PR) e Kleber Lucio Gil (SC), ficará no Paraguai, onde poderá trabalhar em quatro partidas, entre 17 de setembro e 22 de outubro. Já os árbitros Flávio Souza (SP) e Bráulio Machado (SC), com os auxiliares Marcelo Van Gasse (SP) e Bruno Pires (GO), estarão na Venezuela.


Arleu e Bráulio Machado estão escalados para jogos do Brasileiro no sábado (29), respectivamente Bahia x Palmeiras e Fluminense x Botafogo. Depois disso não devem aparecer mais nas escalas até retornaram do isolamento para trabalhar em partidas da Libertadores.


A Conmebol definiu que os árbitros terão que seguir as regras sanitárias dos países para onde irão. No caso da Argentina é preciso ficar duas semanas isolado assim que entrar no país, antes de poder sair do hotel e trabalhar. Todos também terão que ser testados para a Covid-19 antes da viagem.


Os jogos que serão realizados no Brasil, 14 no total, serão comandados por profissionais da Argentina e do Uruguai. Serão três árbitros argentinos (Fernando Rapallini, Patricio Loustau e Facundo Tello) e dois uruguaios (Leodán Gonzalez e Estebán Ostojich). Os argentinos terão que revezar para não estarem em partidas de times de seus países, como River Plate (ARG), Tigre (ARG) e Defensa Y Justicia (ARG).

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Com informações da URL em 29 de agosto.


#ARTIGO_DE_14_12_2020

SABIA QUE A CIDADANIA ATIVA É CRIADORA DE NOVOS DIREITOS E ESPAÇOS? QUE FOI UM MOVIMENTO DE CONSELHOS POPULARES QUE CONSEGUIRAM A CRIAÇÃO DO SUS? QUE A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS GARANTE A SOBERANIA POPULAR E A PARTICIPAÇÃO NO GOVERNO MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL? QUE O CIDADÃO PODE SE CAPACITAR PARA SE LIVRAR DA CIDADANIA PASSIVA? QUE O MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO  (EL-PARTICIPA) EM MARACANAÚ NA VIRADA POLÍTICA VAI MOSTRAR QUE TEMOS QUE SER "PESSIMISTA NA ANÁLISE, OTIMISTA NA AÇÃO"? SEGUNDO O FILÓSOFO, JORNALISTA E HISTORIADOR ITALIANO ANTÔNIO GRAMSCI

Na luta, capacitando-se, cada vez mais, para um novo desafio na sociedade. Recém-formado em Jornalismo, no Centro Universitário Estácio do Ceará, resolvi além de servir Maracanaú na comunicação e esporte, também encabeçar movimentos para UMA VIRADA POLÍTICA, tipo a virada cultural mais voltada pra política. Todas as ações já executadas, e as que ainda virão, já repercutem até fora de Maracanaú; o que motiva mais ainda ser UM CIDADÃO ATIVO APAIXONADO POR UMA CAUSA. Depois do movimento A TERCEIRA ALTERNATIVA que impulsionou cidadãos ativos  erguerem a bandeira da 3ª VIA em Maracanaú, o Jornalista MARACANAUENSENEWS não para. Um dia depois das eleições 2020, como prometido, já lançou o EL-PARTICIPA. Nos últimos dias, assisti uma palestra da Escritora do Livro Cidadania Ativa, a M. Victoria Benevides, que desde os 14 anos de vida é uma cidadã ativa. Participante de movimentos populares, sociais e políticos. Depois de 30 anos lecionando no Curso Superior lançou este livro. Já captei conhecimentos que serão replicados no Movimento Eleitor Participativo em Maracanaú. O EL-PARTICIPA JÁ VAI MONITORAR E ANALISAR OS PASSOS DOS POLITICOS DE MARACANAÚ? JÁ A PARTIR DO DIA 1º DE JANEIRO DE 2021 Isso mesmo! Agora em Maracanaú vai ter "análise jornalística" do que os vereadores e prefeito,  funcionários dos cidadãos fazem no dia-a-dia dos seus empregos. Vamos também apontar caminhos para a gestão municipal atender as necessidades e desejos prioritários da população. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários