Botafogo x Ceará: Árbitro Pombo, há 10 anos na CBF, sem talento pra jogar decidiu apitar

 "É necessário realizar um curso de formação de árbitro de futebol na federação estadual que tem em média 360h de carga horária. Para ingressar no quadro da CBF é necessário estar cursando superior ou formado, não tem necessidade de ser Educação Física", relata. Veja entrevista.

Nome: Diego Pombo Lopez (Diego Pombo)


Profissão: Árbitro de Futebol Profissional.


Iniciou sua carreira em 2003, aos 16 anos, e o primeiro jogo que apitou foi a partida entre Poções e Itabuna, pelo Campeonato Baiano de Futebol de 2008. No ano de 2009, ingressou no quadro da CBF e, em 2010, estreou na Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol, apitando o jogo entre a Ponte Preta e o ASA de Arapiraca.


Em 2011, recebeu o prêmio de Árbitro Revelação do Campeonato Baiano e foi indicado ao prêmio de Melhor Árbitro. No mesmo ano, pela primeira vez, apitou um jogo pela Série A, que foi o confronto entre Figueirense e Grêmio.


1º Pergunta


Trivela na Rede:


Não é uma regra, mas, normalmente, os jovens que gostam e praticam futebol sonham em seguir com a carreira de jogador profissional. Quais foram as suas influências (na época com 16 anos de idade), que despertou o interesse na arbitragem de futebol?


Diego Pombo:


Sempre gostei de futebol mas nunca tive talento para ser jogador. Despertei interesse na arbitragem aos 16 anos com a influência de um grande amigo e que era árbitro na época Lourival Dias Lima Filho (falecido em acidente de carro em 2009) e também do assistente Fifa da bahia Alessandro Matos, pois morávamos na época no mesmo condomínio.


2º Pergunta


Trivela na Rede:


Quais são os cursos, certificações e licenças consideradas obrigatórias pelas Federações, CBF e FIFA que um arbitro que almeja se profissionalizar precisa para apitar partidas oficiais? (Considerando campeonatos estaduais, nacional, continentais e até mesmo a Copa do Mundo)


Diego Pombo:


É necessário realizar um curso de formação de árbitro de futebol na federação estadual que tem em média 360h de carga horária.

Para ingressar no quadro da CBF é necessário estar cursando superior ou formado, não tem necessidade de ser Educação Física.


3º Pergunta


Trivela na Rede:


Além dos cursos e graduações, os árbitros precisam abrir uma empresa (PJ) e muito provavelmente ter uma outra fonte de renda? Essa situação comina diretamente para a desaceleração na especialização da própria função?


Diego Pombo:


Não existe nenhuma exigência para que o árbitro seja PJ ou abra alguma empresa. O árbitro deve ter outra fonte de renda até para ter sua estabilidade e não depende financeiramente da arbitragem, pois o árbitro recebe de acordo com o jogo que trabalha.


4º Pergunta


Trivela na Rede:


Foram adotadas medidas para a falta de punição ou multa para o clube que deixe de pagar a taxa de arbitragem? Pois é sabido que a equipe de arbitragem banca todas as despesas decorrentes de ir até os estádios, para depois serem reembolsados pelos clubes.


Diego Pombo:


As entidades organizadoras das competições se responsabilizam pelo pagamento dos árbitros, nenhum fica desamparado.


5º Pergunta


Trivela na Rede:


Como você avalia a gestão dos órgãos competentes que regem a sua profissão de arbitro de futebol? Além da questão máxima de não ser regulamentada no Brasil, existe outro ponto que precisa ser, na sua opinião, avaliado e/ou considerado?


Diego Pombo:


Tanto as federações como a CBF fazem grandes e constantes investimentos nos seus árbitros com cursos, atualizações e todo amparo possível. Referente a regulamentação é um assunto amplamente discutido entre as entidades e os responsáveis.


6º Pergunta


Trivela na Rede:


Existe algum suporte para os árbitros profissionais que são federados e/ou que estão no quadro da CBF em relação aos treinamentos (espaço para treinos com profissionais capacitados), acompanhamento médico, psicológico e/ou com nutricionistas? Existe algum sindicato que os ampara?


Diego Pombo:


As federações e a CBF dispõem de profissionais altamente capacitados da área psicológica com reuniões online , física com orientações de treinamentos específicos, técnica com orientações e estudos de vídeos, e social com suporte financeiro antecipando taxas de jogos durante esse processo de pandemia e paralização dos jogos. Temos também orientações constantes e treinamentos contínuos.


7º Pergunta


Trivela na Rede:


O ano de 2004 foi e continua sendo considerado por muitos como o ano da zebra! Nesse ano tão peculiar, tivemos o Santo André como campeão da Copa do Brasil; O Porto campeão da Champions League; A Seleção da Grécia na Eurocopa; Once Caldas campeão da Libertadores; São Caetano campeão Paulista; Valência campeão Espanhol e da Copa UEFA; Weder Bremen campeão Alemão e da Copa da Alemanha; Zaragoza campeão da Copa do Rei; e Middlesbrough campeão da Liga Inglesa. Enfim, essa magia do futebol, que as vezes vai na contramão do favoritismo ou da lógica surpreende a cada ano. Na sua opinião, considerando as novas técnicas e táticas de jogo, treinamentos, cursos, atrelado a paixão do torcedor o futebol evoluiu ou regrediu?


Diego Pombo:


No meu ver o futebol tá sempre e em constante evolução.


8º Pergunta


Trivela na Rede:


Como você avalia a entrada da tecnologia no futebol? Sistema para validar a entrada da bola no gol; o VAR; os equipamentos para comunicação (cada vez mais sofisticados); aparelhos de GPS; e etc. A questão do futebol raiz dentro e fora de campo irá resistir a tantas regras e objeções?


Diego Pombo:


Sem nenhuma dúvida a tecnologia que chega ao futebol só enriquece o esporte, proporciona justiça ao resultado e legitimidade. A humanidade evoluiu com a chegada da tecnologia e com o futebol não é diferente. O futebol raiz nunca deixará de existir, pois é isso que faz do futebol a paixão que é.


9º Pergunta


Trivela na Rede:


Qual a dica e/ou orientação que você quer deixar para aqueles que desejam tornar-se árbitros de futebol profissional?


Diego Pombo:


Amar a atividade, vibrar com cada oportunidade de exercer a arbitragem, ter na veia a paixão, ser íntegro, honesto e digno de tamanha responsabilidade que a arbitragem exige.


Com informações do Trivela na Rede em maio de 2020


Comentários