Ceará x Santos: árbitro se mudou para outra federação depois da Operação Cartola

 Árbitro é natural da Região Centro Oeste evoluiu na carreira na Região Sul e há cerca de um ano e meio integra uma federação nordestina.

Na quinta-feira (06), a Federação Paraibana de Futebol realizou uma palestra com o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, o ex-árbitro Leonardo Gaciba, que concedeu entrevista coletiva e falou com os árbitros da FPF.

O dirigente fez questão de frisar que a entidade que gere o futebol do país está a par do que acontece no estado após os desdobramentos da Operação Cartola, que investigou diversos árbitros do quadro local – mas só um foi punido e afastado, Renan Roberto. De acordo com Leonardo Gaciba, a nova escola de arbitragem e a chegada de profissionais renomados e experientes para apitar pela FPF são atitudes da CBF para trazer de volta a credibilidade para os profissionais do estado.

– Acredito que a CBF deixou bem claro, até quando eu não estava, quando aconteceu a intervenção, o apoio que está dando nessa renovação a arbitragem da Paraíba, como a chegada do Wagner Reway, o Marcelo Aparecido, trazendo uma conduta ética boa com esses profissionais. Não se faz isso da noite para o dia. De dois em dois meses viemos aqui com instrutores para apoiar a escola de arbitragem, os dirigentes retos, com conduta perfeita. Estou lutando para que a gente tenha um sistema anti-corrupção dentro da comissão de arbitragem. Minha vinda até aqui faz parte disso. Estamos fazendo uma turnê pelo país para mostrar que é um país e um arbitragem. Fiz questão de colocar a Paraíba no meu roteiro, e pretendo voltar para acompanhar o processo de recuperação da arbitragem paraibana – disse.

Foto: Divulgação/ FPF

Sobre o pedido de mudança de arbitragem da partida entre Nacional de Patos x Botafogo-PB, solicitada pelo clube sertanejo com a alegação de que o árbitro Diego Roberto e o quarto árbitro Tiago Ramos, escalados para a peleja, foram investigados pela Operação Cartola, e afirmando que o primeiro fazia parte da organização criminosa, mesmo absolvido pela justiça, e que foi aceito pela FPF, situação repudiada pelo Sindicato dos Árbitros da Paraíba, Gaciba preferiu ser político.

O ex-juiz alegou que os profissionais precisam ser preservados, mesmo sem condenação, e afirmou respeitar a postura do sindicato, apesar de pensar diferente.

– Temos um problema muito sério com a arbitragem que não adianta ser honesto, tem que parecer honesto. Por natureza, é complicado o árbitro ir para o campo. Com uma reclamação prévia, a probabilidade de dar problema é muito grande. Talvez não seja uma punição ao árbitro, e sim uma prevenção. É complexa a questão. Acima de tudo, como dirigentes, temos que pensar no futebol como um todo e pensar na preservação destes árbitros que estão aí. Nem sempre as ações que são feitas são enxergadas com a conotação por quem está de fora. Nós respeitamos a colocação do sindicato – explicou.

Com informações do Portal Voz da Torcida 


ARTIGO_DE_31_08_2020
VIAS SE DESCONSTRUINDO EM MARACANAÚ PERANTE O CRESCIMENTO DA 3ª VIA?
VIA DA SITUAÇÃO SEM APOIO DO GOVERNO FEDERAL E COM O MAIOR NOME DO SEU PARTIDO APOIANDO SEUS DESAFETOS POLÍTICOS, TEM UMA VOLTA AO PODER MAIS IMPOSSÍVEL? OUTRA VIA, QUE QUER VOLTAR A PREFEITURA EM VEZ DE DAR ESPAÇO A UMA VIA NOVA, SOFRE UMA BAIXA ENORME COM O SEU PADRINHO POLÍTICO, GOVERNO ESTADUAL, SINALIZANDO APOIO UMA POSSÍVEL VIA QUE CAIU DE PARAQUEDAS NA ELEIÇÃO, NO MÊS PASSADO, É OU NÃO É INDÍCIOS QUE A REVITALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA MARACANAUENSE DEVE SER COM UM NOME NOVO, CAPACITADO, PREPARADO ADVINDO DO POVO QUE NÃO FOI INTEGRANTE DOS DOIS GRUPOS DESGASTADOS EM MARACANAÚ?
Né isso! Em Maracanaú, as vias do grupo Robertista e Julista que de forma egoísta querem a Prefeitura só pra eles devem não conseguir porque não são deuses para mudarem o destino.  Estes já tiveram suas oportunidades e por isso naturalmente surgiu a 3ª VIA que desde novembro de 2018 tornou Prefeiturável. Que toda semana pública uma nova edição deste ártigo com assuntos diferentes avaliando a gestão em Maracanaú e dando um novo olhar pra cidade.
ENTÃO É POR ISSO QUE POR MAIS QUE VIAS VELHAS RELUTEM NÃO GANHARÃO DO DESTINO QUE DAR SINAIS QUE AGORA É A VEZ DA 3ª VIA? Isso mesmo! A maioria da população tem alguma dúvida disso?  Uma Via que quer representar as necessidades e desejos da população, por conta de três décadas vivênciar o dia-a-dia de quem mais necessita da gestão municipal. Que a partir do seu sonho de fazer mais pelo coletivo construiu toda uma condição para ser a VIA NOVA que gestará a ERA NOVA em Maracanaú. Que aprendeu que é possível a Prefeitura avançar a qualidade de vida das famílias, transformando as pessoas. Tendo a prevenção devida para não lotarem as Unidades de Saúde. Que as crianças e adolescentes vão conseguir render muito mais na educação. Que as famílias vão conseguir viverem melhor. Que Maracanaú assim se destacará em todos os indicadores de desenvolvimento social. Atraindo mais recursos federais, estaduais e privados para também gerar maior renda as famílias.
JORNALISTA 3ª VIA, estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saber.


Comentários