TAÇA DAS FAVELAS 2019: COM MARACANAÚ E MAIS 4 CIDADES PARTICIPANDO, EVENTO COM 64 TIMES TEM INÍCIO NA CAPITAL CEARENSE


Adolescentes de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral participaram da solenidade de abertura da Taça das Favelas na manhã deste domingo (6), na capital cearense. A Areninha do Campo do América, no bairro Meireles, foi o palco do evento. Ao todo, 64 equipes estão na competição, que segue até o dia 26 de outubro. Do total de times, 48 são masculinos e 16 femininos.

Organizada pela Central Única das Favelas (Cufa), a competição é o maior torneio de futebol de campo entre favelas e comunidades do mundo. Ao todo, mais de 100 mil jovens participam da competição, que se inicia nas peneiras internas nas comunidades até a grande final.

A primeira edição da Taça das Favelas foi realizada no Rio de Janeiro em 2012, e desde então tem se consolidado como uma importante oportunidade de revelação de novos talentos para o futebol em todo o território nacional.

Segundo Preto Zezé, presidente global da Cufa, a competição mostra uma outra realidade da juventude das favelas.

- Mais que uma disputa de futebol, o evento é um movimento de mobilização social. As favelas que estão aqui tem indicadores sociais complicadíssimos, índices de vulnerabilidade de toda ordem, dificuldades na estrutura de lazer esporte - enfatiza.

Interior

Do bairro Frei Damião, em Juazeiro do Norte, o jovem Luiz Felipe divide o tempo do trabalho em uma fábrica de calçados com a vida de jogador de futebol.

- Trabalho até de 8h às 17h30. No fim do dia, vou jogar bola. No interior, tem muita gente. O esporte já tirou muita gente da droga na nossa região.

O Diretor de relações instituições do Sistema Verdes Mares (SVM), Paulo César Norões, participou da solenidade de abertura falando das oportunidades criadas com a Taça faz Favelas.

- É uma celebração entre as comunidades. Diariamente, assistimos nos noticiários os problemas sociais que esses jovens sofrem. Seja por violência ou problemas da ausência de estrutura. O futebol é capaz de mudar a vida de uma família inteira.

A premiação para o primeiro lugar, equipes masculina e feminina, é de R$3 mil. O segundo colocado R$1,5 mil. O evento ainda irá destacar com medalhas os melhores artilheiros e goleiros da competição.

Com as informações do G1 Esporte

#ARTIGO_DE_30_09_2019
'TAPA O SOL COM A PENEIRA' QUEM NÃO QUER VER QUE NÃO TEM DINHEIRO NO MUNDO QUE SEGURE UM GRUPO POLÍTICO QUANDO ESTÁ FECHANDO UM CICLO? QUE É EM MÉDIA 16 ANOS; QUAIS OS DOIS FATORES QUE HISTORICAMENTE ACONTECEM NO ÚLTIMO ANO E ACABAM DE DERRUBAR UM GRUPO POLÍTICO CORRUPTO DESGASTADO, DEPOIS DE UMA DÉCADA E MEIA NO PODER?
Nas últimas décadas não existem mais grupos politicos que conseguem passar mais de 16 anos no poder. Em Maracanaú, a tendência é que o grupo político Robertista seja mais um exemplo disso. Pois, além de ter uma rejeição muito grande, dificilmente vai resistir, o que ainda tem por vim, às traições que devem acontecerem. Não só das lideranças pulando o barco, insatisfeitas com os acordos, como também da parte da população acostumada a vender o voto. Pois esta cansa disso quando uma gestão deixa muito a desejar. Pois essa quer uma boa gestão também. Não é só o que ganha na época de campanha eleitoral.  Que num contexto como na cidade de Maracanaú e levando em conta as mudanças na política brasileira, a oposição vai se fortalecer muito mesmo é nos meses que antecedem as eleições. A medida que as traições vão acontecendo e que a população vai realizando uma grande reflexão e não aceita mais ser enganada. Que está provado que não precisa mais de muito dinheiro para ganhar uma eleição. Que o candidato que 'surfa a onda' da grande mudança, a começar sendo 'sangue novo' inteligente, instruído,  carismático, com trabalho social realizado, a população vai elegê-lo. Depois de mostrar as boas propostas em uma boa campanha nas redes sociais e outros meios de acordo com  as regras eleitorais, a vitória acontecerá. Levando em conta o que acontece ultimamente na política brasileira. A TERCEIRA VIA que daqui um mês  aniversaria a completar um ano de Prefeiturável, com a bandeira PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE, para sairmos das mãos de quem mora fora, cada vez mais dissemina a certeza que uma nova era está cada vez mais próxima de acontecer. Será um grupo de maracanauenses que também querem ter vez na gestão pública.  Mostrar como Maracanaú deve ser.

Comentários