COM PARTICIPAÇÃO DE MARACANAÚ, COMEÇA OS JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS 2019 NESTA QUINTA (24)


Os jogos acontecem entre os dias 24 a 27 de outubro, com 21 delegações, nas modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida da Tora, Futebol, Queda de Braço e Triathlon Revezado.

Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) realiza nesta quinta-feira (24), às 20h, a solenidade de abertura da 9ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará. A celebração acontece no Campo Bosco Beira Rio, Aldeia Tapera.

Os jogos acontecem entre os dias 24 a 27 de outubro, com 21 delegações, nas modalidades: Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Canoagem, Corrida da Tora, Futebol, Queda de Braço e Triathlon Revezado.

O evento busca a integração dos povos indígenas, formando um intercâmbio cultural, esportivo e de lazer que ajude a resgatar as modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, o fortalecimento da cidadania e da identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento das etnias por toda a sociedade em geral.

Participam da competição 14 etnias: Tremembé; Anacé; Tapeba; Pitaguary; Potyguara; Kanindé; Tupinanbá; Gavião; Tabajara; Kalabaça; Kariri; Tapuya-Kariri e Tubiba-Tapuia e Jenipapo Kaninde, de 17 municípios: Acaraú, Aquiraz, BoaViagem, Canindé, Carnaubal, Caucaia, Crateús, Itapipoca, Itarema, Maracanaú, Monsenhor Tabosa, Novo Oriente, Pacatuba, Poranga, Quiterianópolis, São Benedito e Tamboril.

A programação conta com apresentações culturais e feira onde serão expostos e comercializados os artesanatos produzidos pelas diversas etnias que participam dos jogos.
Confira a Programação:




Com as informações do O Povo Online


#Artigo_de_21_10_2019
O QUE QUER DIZER UM DOS PRINCIPAIS INTEGRANTES DO GRUPO POLÍTICO ROBERTISTA QUE ESTÁ PRESO VIRAR RÉU? QUE AGORA A JUSTIÇA RECONHECEU A EXISTÊNCIA DE CRIMES E O TRÂMITE SEGUE RUMO A DEFINIÇÃO DA CONDENAÇÃO; SE HAVER DELAÇÔES DOS 12 RÉUS NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA?

Então! complicou muito a situação do grupo Robertista com a decisão do Tribunal de Justiça do Ceará, na última quinta-feira (17), de aceitar a denúncia do MPCE e tornar em réu o Presidente da Câmara de Maracanaú e mais 11 cúmplices. Geralmente réus aderem a delação premiada, a possibilidade é muito grande de um (s) dos réus do caso Operação Fantasmas da Câmara de Maracanaú buscar a redução da pena. Realizando 'depoimentos bombásticos' para os que se comenta muito no dia a dia que cometem o mesmo, que a organização criminosa do Presidente da Câmara preso cometia também tenham as denúncias contra eles lá no MPCE aceitas pela Justiça também. Então as prováveis delaçôes pode provocarem um desmonte muito grande e mais muitas prisões e perdas de cargos. Quem acompanha a movimentação política e as declarações da população no dia a dia pode chegar a uma conclusão de que com as bem vindas delaçôes, para o bem de Maracanaú, pode acontecer de além de mais vereadores e servidores públicos serem presos. Por conseguinte, também outros chefões do executivo e da cúpula do grupo Robertista.
Geralmente todo ciclo de um grupo politico que passou muito tempo no poder termina assim. Tudo que está acontecendo é mais e mais sinalização de que falta 'menos de um ano' para o grupo Robertista ser retirado da gestão municipal de Maracanaú. Pois devido esta grande baixa que sofre agora e as outras que devem vim, já que se tem um efeito dominó, não tem como o grupo realizar os 'modus operandis' de antes. Porque vão fazer de tudo para não se tornar réus também. E sem a grande compra de votos e o toma lá da cá o grupo Robertista não anda. Junta se isso que no fim de um ciclo a população vende o voto só de migué, na hora H, ela votará na renovação. E muitos que antes não votavam voltará as urnas para fazer parte da nova era na política maracanauense.

Comentários