BRASILEIRO SÉRIE C 2017 - Fortaleza 1x0 Moto Club: Ufa! Leão escapa de um grande caos, mantêm o costume de se classificar para o mata a mata; neste ano, vai decidir a vaga para a SÉRIE B contra os mineiros interioranos da equipe do Tupi; primeira vez nos oito anos de SÉRIE C que Leão vai jogar o jogo de volta, fora de casa; veja os melhores momentos




Rival do Fortaleza no mata-mata decisivo que dará vaga para a Série B 2018, o Tupi entrou na Série C desanimado por causa de uma campanha muito ruim no Campeonato Mineiro. Foi apenas o oitavo colocado entre 12 participantes.
Comandada por Ailton Ferraz – bom meio-campista com passagens de sucesso por Flamengo, Grêmio, Fluminense e Botafogo nos anos 80 e 90 – a equipe queria apenas não ser rebaixada para a Série D.
Mas o jogo virou e, mais do que o objetivo inicial, o clube centenário de Juiz de Fora conseguiu, sem qualquer pressão, fazendo muitos pontos em casa, se classificar para o mata-mata na segunda colocação. Dos 28 pontos no total – 7 vitórias, 7 empates e 4 derrotas – 19 foram conquistados atuando como mandante, ainda que esteja longe de ser um clube com apoio nas arquibancadas.
Em nove jogos em casa, o Galo Carijó levou 4936 pagantes ao estádio radialista Mario Helênio – capacidade para 31 mil pessoas – mas engana-se que seja a média de público. Esse número é o total de torcedores que foram aos jogos todos. A média é de apenas 488 pagantes por partida, portanto, cerca de 20 vezes menor do que a do Fortaleza.
Ao contrário do desempenho como mandante – somou 70% dos pontos disputados – fora de casa o Tupi teve 33% de aproveitamento. Mas, ainda assim, derrotar a equipe não foi tarefa fácil, porque, longe de casa, foram seis empates, uma vitória e apenas duas derrotas.
Na campanha, Ailton já utilizou esquemas com três zagueiros e com uma linha de quatro defensores, esquema atual. A dupla de volantes, Marcel e Leandro Brasília, é um dos pilares do time. O ataque fez 21 gols e a defesa tomou 18, nada que chame a atenção de forma negativa ou positiva. Bruno Santos, Italo, Andrey e Diego Luis têm três tentos cada. Leandro Brasília e Rafael têm outros dois. É uma artilharia bem dividida.
Já se passaram 105 anos da fundação do Tupi, que está no caminho do Fortaleza pela primeira vez em partidas oficiais. E agora se encaram em duas pelejas – a primeira no Castelão – que valem vaga para a Série B, competição que o Tupi disputou no ano passado, mas foi rebaixado, ficando na 18a. colocação.
Os demais confrontos do mata-mata:
Sampaio Corrêa x Volta Redonda
São Bento x Confiança
CSA x Tombense
Rebaixados: ASA e Moto / Mogi Mirim e Macaé
Fonte: O Povo Online

Fortaleza 1 x 0 Moto
Renda: R$ 268.159,00 / Público Pagante: 32.568
Público Não pagante: 705 / Público total: 33.273

Comentários