VIXE! Imprensa e torcida apontam elenco do Leão de 2017 como pior dos últimos 6 anos

Na contramão da atual temporada, plantel de 2014 é escolhido como o melhor do Tricolor desde 2012 na Série C do Campeonato Brasileiro


Imprensa e torcida apontam elenco do Leão de 2017 como pior dos últimos 6 anos


os últimos seis anos, o sistema de disputa da Série C se consolidou em primeira fase, com dois grupos, e em mata-mata, definindo, pois, quem sobe para a Série B do ano seguinte. Em quatro oportunidades, nos cinco anos anteriores, o Fortaleza avançou ao mata-mata, mas sucumbiu diante dos adversários e seguiu na Terceirona. Neste ano, o Leão do Pici chegou a ocupar a liderança do Grupo A, com folga para o segundo colocado. Hoje está em terceiro após três jogos sem vencer. A torcida demonstra insatisfação com o elenco e pede peças de reposição. Para comparar planteis, o GloboEsporte.com questionou setoristas, jornalistas e torcedores sobre os elencos dos últimos anos do Leão do Pici.
Treino do Fortaleza (Foto: Pedro Arthur/Divulgação)Treino do Fortaleza (Foto: Pedro Arthur/Divulgação)
Treino do Fortaleza (Foto: Pedro Arthur/Divulgação)
A comparação foi feita da seguinte maneira. Dois torcedores e três jornalistas opinaram. Foi-se observada a escalação titular do último jogo de cada ano (de 2012 a 2016). A escalação atual foi a formada por: Marcelo Boeck, Felipe, Rodrigo Mancha, Ligger, Bruno Melo; Anderson Uchoa, Pablo, Pedro Carmona, Éverton; Hiago e Lúcio Flávio. Este é o time considerado titular no Pici.
Abaixo, os elencos que foram comparados.
2017: Marcelo Boeck, Felipe, Rodrigo Mancha, Ligger, Bruno Melo; Anderson Uchoa, Pablo, Pedro Carmona, Éverton; Hiago e Lúcio Flávio
2016: Ricardo Berna; Felipe, Lima, Edimar e William Simões; Juliano, Corrêa, Daniel Sobralense, Rodrigo Andrade e Everton; Anselmo
2015: Ricardo Berna; Tinga, Lima, Adalberto e Thallyson; Corrêa, Auremir, Daniel Sobralense e Everton; Maranhão e Lúcio Maranhão
2014: Ricardo; Tiago Cametá, Genílson, Adalberto e Fernandinho; Corrêa, Walfrido e Marcelinho Paraíba; Waldison, Robert e Ricardo Lopes
2013: Flávio; Eduardo Luiz, Fabrício, Charles, Marinho Donizete; Esley, Jackson Caucaia, Guaru; Waldison, Robert e Assisinho
2012: Lopes; Micão, Cleber Carioca e Ciro Sena; Rafinha, Elton, Esley, Geraldo e Guto; Waldison e Assisinho.
Em 2016, Fortaleza foi eliminado pelo Juventude no mata-mata da Série C (Foto: Thiago Gadelha/Agência Diário)Em 2016, Fortaleza foi eliminado pelo Juventude no mata-mata da Série C (Foto: Thiago Gadelha/Agência Diário)
Em 2016, Fortaleza foi eliminado pelo Juventude no mata-mata da Série C (Foto: Thiago Gadelha/Agência Diário)
Fala, imprensa!
O jornalista Mário Kempes, comentarista na Rádio Verdes Mares, acompanha o Fortaleza desde 2005. Lembra de todas as decisões em mata-mata que o Leão participou na Série C e acredita que, dos últimos seis anos, o melhor elenco foi o de 2014. Ele explica que, no elenco atual, a única unanimidade é do goleiro Marcelo Boeck. Assim como, em 2014 e 2015, o volante Corrêa também aparecia com maior constância nos jogos do Tricolor.
- Com exceção do goleiro Ricardo, que fez uma Série C muito boa, até o gol tomado contra o Macaé, o restante da equipe (em todos os setores e individualmente) está à frente dos demais. Vale ressaltar que Edinho (das categorias de base) era um dos destaques do Tricolor, mas não pôde jogar o duelo decisivo diante do Macaé. O meio e o ataque eram muito consistentes. Com Corrêa (jogando muito) Walfrido, Edinho e Marcelinho Paraíba. E na frente, Waldison e Robert em boa fase.
- Pelo que vem apresentando e pelos últimos resultados (só em 2011, quando quase foi rebaixado, ficou três partidas sem vencer), o time deste ano não possui a mesma qualidade dos anos anteriores (com exceção do goleiro Marcelo Boeck) - completou o jornalista.
Jogadores desolados após derrota para o Brasil de Pelotas em 2015 (Foto: José Leomar/Agência Diário)Jogadores desolados após derrota para o Brasil de Pelotas em 2015 (Foto: José Leomar/Agência Diário)
Jogadores desolados após derrota para o Brasil de Pelotas em 2015 (Foto: José Leomar/Agência Diário)
Aluísio Lima é radialista e é setorista do Fortaleza há 33 anos. O profissional é direto ao escolher o melhor elenco. Para ele, o time eliminado pelo Oeste, em 2012, era quem tinha o melhor conjunto.
- Fez uma campanha excelente e com um excelente número de pontos. Ficou sem perder 17 partidas sob o comando do Vica. O de 2012 tinha um conjunto muito bom e o Geraldo com a sua liderança dentro de campo comanda muito bem o grupo - pontuou.
O pior elenco, segundo o radialista, foi o do ano seguinte, que sequer conseguiu avançar ao mata-mata, sendo eliminado pelo Oeste na ultima rodada da fase de grupos. Aluísio Lima ainda aponta Waldison e Assisinho, dupla de ataque de 2012, como a melhor que o Fortaleza teve nos últimos seis anos na Série C.
A repórter Thaís Jorge, do GloboEsporte.com/ce, acompanha os jogos do Fortaleza desde 2009 e avalia que o elenco de 2014 foi o mais qualificado. Para ela, tanto a defesa quanto o meio-campo davam confiança ao time, que contava com a experiência do volante Corrêa. Em 2012, segundo a jornalista, o Leão tinha o melhor ataque, com Waldison ao lado do Assisinho. Em 2017, com o elenco considerado o pior dos últimos anos, o único que passa confiança, para a jornalista, é Marcelo Boeck.
- O Fortaleza, em 2017, sofre com eliminações traumáticas na Série C, com o baixo rendimento na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e no estadual. Isso é o reflexo de um planejamento ruim, de contratações que não rendem. É também uma das consequências de reviravoltas na própria direção e de mudanças de técnicos, que imprimem novas formas de jogo e novo comportamento do time. O Fortaleza, hoje, luta para permanecer no G-4. Nem mesmo Éverton, que foi um bom suporte nas últimas temporadas, passa firmeza e não consegue se destacar no elenco.
Fala, torcedor!
A torcida não está nada satisfeita com o elenco atual. Os torcedores Jilseph Lopes e Gilberto Sales reforçam o discurso de que o plantel de 2017 é o mais fraco tecnicamente. A dupla também concorda que o time de 2014 era o mais qualificado dos últimos seis anos.
- Comparado aos demais times, esse de 2017 sem dúvida é o pior. É o pior em conjunto, em técnica, o que é mais taticamente desorganizado. É um time que transpira demais, pois tenta compensar suas fraquezas com correria, garra e raça, mas tudo o que tem conseguido é terminar os jogos bem cansado. Curiosamente, é o time que tem o melhor goleiro e, mais importante de tudo, é o único time que ainda pode subir porque os demais tiveram suas chances e não subiram - afirmou Jilseph, engenheiro elétrico e torcedor do Fortaleza há mais de 22 anos.
Marcelo Chamusca treinou o Fortaleza em 2014 e 2015 (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)Marcelo Chamusca treinou o Fortaleza em 2014 e 2015 (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)
Marcelo Chamusca treinou o Fortaleza em 2014 e 2015 (Foto: Bruno Gomes/Agência Diário)
- O time não se desenha nem a sombra do ano anterior, com atuações taticamente desorganizadas. É um time sem nenhum indício de primor técnico, e que é provavelmente o elenco mais fraco tecnicamente que o Fortaleza tem em todos os anos de série C nesse novo formato - criticou Gilberto Sales, estudante de 29 anos e torcedor do Fortaleza desde 1999.
A dupla reitera. Marcelo Boeck, no time atual, é a única unanimidade. Seguro, constante, o goleiro do Fortaleza é um dos poucos que recebe elogios do torcedor desde o início da temporada. Mas a dupla de torcedores não só critica. Relembrando o elenco de 2014, aí sim, são só elogios. Principalmente ao treinador da época, Marcelo Chamusca, que hoje comanda o rival Ceará na Série B.
- A grande qualidade dos times do Chamusca é, sem dúvida, a organização tática. Não importa a situação do jogo, o time nunca perde sua estrutura tática. O esquema era fixo e bem executado em todas as fases do jogo: 4-2-3-1. Além disso, a calma dos jogadores para troca de passes, procurar vazios e avançar terreno são coisas que denotam muito treinamento e comprometimento dos jogadores - explicou Jilseph.
Em 2014, o Fortaleza chegou ao mata-mata, mas perdeu a classificação para o Macaé (Foto: Tiago Ferreira)Em 2014, o Fortaleza chegou ao mata-mata, mas perdeu a classificação para o Macaé (Foto: Tiago Ferreira)
Em 2014, o Fortaleza chegou ao mata-mata, mas perdeu a classificação para o Macaé (Foto: Tiago Ferreira)
- 2014 foi provavelmente o ano em que tivemos, se não o melhor elenco, o que melhor encaixou. Chamusca tem como marca registrada dos seus times um grande comprometimento tático. Conseguiu com o Fortaleza de 2014, um time compactado, paciente, com um jogo controlado no meio campo, com laterais bem agudos e que cumpria muito bem o seu papel - completou Gilberto.

Fonte: G1 Ceará

ESTAVA PENSANDO.... 
Será que um novo regime que acabasse com o poder legislativo seria a grande mudança na política brasileira? Pois pode prestarem atenção que toda a corrupção no país tem como protagonistas os parlamentares (vereadores , deputados e senadores). A gestão pública poderia ser realizada só com o poder executivo e o auxílio do poder judiciário? Gostaria que a luta pela Diretas Já, levasse isso para uma discussão nacional.




Comentários