VEJA SÓ! Arbitragem com vídeo será usada no Mundial de Clubes

Resultado de imagem para Arbitragem com vídeo será usada no Mundial de Clubes

Arbitragem com vídeo será usada no Mundial de Clubes


Paris, 7 dez 2016 (AFP) - A Fifa utilizará pela primeira vez em uma competição oficial o auxílio do vídeo na arbitragem do Mundial de Clubes, que começa nesta quinta-feira em Yokohama, no Japão, anunciou a entidade nesta quarta-feira.

A IFAB, entidade que gere as regras do futebol, autorizou em março testes em condições reais de jogo por dois anos, primeiro passo rumo ao uso do árbitro de vídeo, uma mudança importante na história do futebol.

"Estes testes de arbitragem com vídeo em condições 'ao vivo' representam um grande passo para frente", declarou Marco van Basten, diretor da divisão de desenvolvimento técnico da Fifa, citado no comunicado.



"O sistema de arbitragem com vídeo foi desenvolvido na mesma ótica que a tecnologia da linha de gol, quer dizer, para dar uma assistência suplementar ao árbitro", comemorou Massimo Busacca, chefe do departamento de arbitragem da Fifa, no mesmo comunicado.

Há quatro casos em que a ajuda do vídeo pode ser solicitada pelo árbitro da partida, de acordo com o protocolo de experimentação da IFAB: gol marcado, cartão vermelho, pênalti e dúvida sobre a identidade de um jogador prestes a ser advertido.

Diversos países foram escolhidos para testar a assistência de vídeo: Estados Unidos, França, Austrália, Alemanha, Brasil, Itália, Holanda e Portugal.

"Vamos multiplicar os testes nesses dois anos e, em março de 2018, decidiremos", declarou em novembro o presidente da Fifa, Gianni Infantino, em entrevista ao jornal francês Le Parisien. "Espero que tenhamos o árbitro de vídeo para a Copa do Mundo-2018".

O Mundial de Clubes, que reúne os campeões continentais e o campeão local, começa nesta quinta-feira em Yokohoma, no Japão, com a partida da fase preliminar entre o Auckland City FC e o Kashima Antlers.

Fonte: UOL



Comentários