RIO 2016! Ciclista cearense conquista a vaga para jogos olimpicos; Gideoni Monteiro contou com inspiração do pai para alcançar este grande feito


Ciclista cearense Gideoni Monteiro contou com inspiração do pai para conquistar a vaga nos Jogos Olímpicos



Fazer o que ninguém fazia há 24 anos. A classificação do cearense Gideoni Monteiro para os Jogos Olímpicos do Rio %u2014 cuja abertura está marcada para daqui a quatro meses %u2014 é a primeira de um brasileiro em quase duas décadas e meia no ciclismo de pista. E quem vê a felicidade do atleta de 26 anos nascido em Groaíras (a 273km de Fortaleza) com a vaga obtida no último mês de março nem imagina o quanto de simbolismo a conquista tem para ele.
José Lusmar, pai de Gideoni, morreu em acidente de carro em janeiro de 2014. Na época, o atleta saía da equipe em que treinava em Ribeirão Preto-SP, com sérias dúvidas sobre a continuidade da carreira. %u201CQuando eles me mandaram embora, pensei: %u2018Meu pai gostava tanto do que eu fazia, tenho que continuar%u2019. Decidi que iria até a Olimpíada, que era meu sonho, nem que fosse avulso%u201D, recorda Gideoni.
Logo em seguida, o ciclista já teria uma prova de fogo. O campeonato Sul-Americano do Chile em março de 2014 seria determinante para a sequência dele na seleção brasileira. O 4º lugar veio como alívio. %u201CFoi pouco tempo depois da morte do meu pai. Na última prova, as lágrimas desciam. Estava fazendo força para não sentir aquela dor. Meu pai me apoiava, eu sempre ligava para ele nas provas que fazia%u201D, conta.
A partir dali, a perseguição por um lugar no Rio foi tão intensa quanto as observadas nas pistas de ciclismo. Gideoni entrou para a equipe de Santos e para Aeronáutica, o que lhe rendeu o apoio financeiro necessário para seguir treinando.
Os bons resultados apareceram e ele conseguiu vaga na Copa do Mundo, competição que conta pontos para ranking olímpico, e no Pan de Toronto, de onde saiu com um bronze no peito.
%u201CQuando eu soube da vaga no Pan, pensei: %u2018Já que vou, quero brigar%u2019. Dormia e acordava pensando nos Jogos. Cheguei a liderar a prova no primeiro dia. Não ganhei, mas fiquei com o bronze%u201D, conta.
Àquela altura, Gideoni já estava na briga por uma das 18 vagas na prova do Omnium da Olimpíada. Hoje, ele alterna os períodos de treino nas cidade de Indaiatuba (SP), onde mora, Maringá (PR), sede da seleção, e no Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclística Internacional (UCI), em Aigle, na Suíça. O objetivo é a medalha. A motivação não sai da memória.
%u201CSempre que a coisa estava difícil, alguma coisa clareava. Meu pai não viu minha formatura na Aeronáutica, não viu minha medalha no Pan e não viu eu me classificar para Olimpíada, mas onde ele estiver, vai estar torcendo por mim%u201D, conclui.
Saiba mais
- O Omnium é uma modalidade de ciclismo de pista composta por seis provas disputadas em dois dias de competição: Scratch, perseguição individual, corrida de eliminação, contra-relógio, volta voadora (contra o relógio) e corrida de pontos
- Gideoni nasceu em Groaíras e se mudou ainda pequeno para Aracaju. Lá, aos 13 anos, começou no ciclismo.
- Desde as Olimpíadas de Barcelona em 1992 o Brasil não tem representantes no ciclismo de pista. O último a disputar os Jogos foi Fernando Louro, na prova por pontos.
- A vaga na Olimpíada foi confirmada no Mundial de Ciclismo de Pista de Londres, em março. Gideoni terminou a competição em 18º lugar, o que lhe garantiu a 15ª posição no ranking olímpico.
CEARENSES NA RIO-2016
ATLETISMO
Ana Cláudia Lemos tinha índice nas provas dos 100m e 200m rasos. No entanto, está temporariamente suspensa sob acusação de doping.
CICLISMO DE PISTA
Gideoni Monteiro tem vaga na prova do Omnium.
VÔLEI DE PRAIA
As chances de medalha estão aqui. Mesmo não tendo nascido no Estado, a capixaba Larissa e a sul-matogrossense Talita moram e treinam em Fortaleza. Elas são favoritas ao ouro, junto com as também brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas e as americanas Walsh e Ross.
ESGRIMA
Ghislain Perrier integra a equipe brasileira do florete e é nome praticamente certo no time que já está garantido nos Jogos. A classificação ocorreu em fevereiro, após o Mundial de Bonn (Alemanha). Ele tem chances de estar também na competição individual.
Fonte: O Povo Online

VALEU GENTE!

Blogs do Moacir Neto juntos ultrapassam a marca de MEIO MILHÃO de Visualizações...
O crescimento do número de leitores só estimula mais ainda a diariamente levar informações importantes do dia a dia em todos os segmentos que se imaginar. Vamos que vamos para a marca de UM MILHÃO.




















Comentários