OLIMPÍADAS 2016! Cearenses aguardam com ansiedade o privilégio de carregar a TOCHA OLÍMPICA ; SEM MARACANAÚ, a caminho do Rio de Janeiro, a tocha olímpica passará por 12 cidades cearenses, em junho; atual Gestão Municipal mergulhada na corrupção, sem vice prefeito afastado pela a justiça devido a um desvio de 47 milhões, sem uma política publica no Esporte digna da segunda cidade mais rica do estado, deixou os maracanauenses de fora deste acontecimento que só de décadas e décadas um país tem o privilégio de promover.

Cearenses aguardam com ansiedade o privilégio de carregar a tocha olímpica em revezamento

A caminho do Rio de Janeiro, a tocha olímpica passará por 12 cidades cearenses, em junho. Desportistas locais estarão entre os condutores
Elione Sousa é o atual 3º colocado no ranking brasileiro da categoria PT2 do paratriatlo. (FOTO: arquivo pessoal)
Elione Sousa é o atual 3º colocado no ranking brasileiro da categoria PT2 do paratriatlo. (FOTO: arquivo pessoal)

José Luís Chaves tem 33 anos e pratica jíu-jistu há 2 anos e meio. Natural deTabuleiro do Norte, ele iniciou no esporte aos três anos de idade e depois largou, ficando sedentário por vários anos. Pesava 145 quilos e, ao ver o síndico do seu prédio treinando a arte marcial, decidiu ingressar também. Fez aula particular por aproximadamente 45 dias e depois passou a treinar em uma academia, onde hoje tem aula duas vezes ao dia.

Com a faixa azul, pesa 90 kg e participa de competições na categoria meio-pesado. Iniciou nas disputas ocasionalmente, e na primeira luta, quando ainda era faixa branca, alcançou a vitória. Gostou da sensação de subir ao pódio e não parou mais, conquistando até um título mundial. Ao saber das inscrições para participar do revezamento da tocha olímpica, decidiu se candidatar e contar sua história de superação.

Quando recebeu a ligação avisando que havia sido pré-selecionado, a ansiedade aumentou, até que o Comitê Olímpico confirmou a sua participação. Dias anteriores ao evento, os revezadores receberão um kit com uniforme e informações sobre o trajeto. José Luís fará o revezamento em Fortaleza, cidade em que mora. Apesar de trabalhar como designer, comemora o trabalho voluntário.

“É extremamente interessante. Quando vi a possibilidade, me interessei logo. Me empolguei para fortalecer o meu esporte, para que as pessoas que me cercam vejam onde eu consegui chegar por causa do jíu-jitsu”, revela.

Outro cearense que representará o estado no evento é o paratriatleta Elione Sousa, de 32 anos. Considerado o terceiro melhor paratliaeta brasileiro na categoria PT2 (paratriatletas com mobilidade), ele foi indicado pelos organizadores do revezamento da tocha em Aracati, sua cidade natal, para ser um dos condutores. Feliz ao receber a notícia, aceitou o convite de imediato.

Em 2010, ele perdeu parte da perna esquerda em um acidente de moto na praia de Quixaba, no município deAracati. Antes disso era sedentário e trabalhava como vigilante. No ano seguinte, durante o trabalho reabilitação na piscina se interessou pelo paradesporto e passou a praticar esportes em Fortaleza, tornando-se paratriatleta, almejando participar do Iron Man de 2017.

Praticante de corridas de rua e conhecido por correr com moletas, ele chamou atenção dos fortalezenses, que fizeram uma “vaquinha” para que o atleta conseguisse uma prótese. Graças àcampanha, que arrecadou R$ 44 mil, e com ajuda de patrocinadores ele recebeu a prótese, e a usa desde novembro de 2015.

“Essa notícia me deixou extremamente feliz. Desde que aconteceu o acidente, eu achei que minha vida ía piorar, mas Deus me mostrou que foi tudo ao contrário. As olimpíadas serão no meu país, a minha cidade foi escolhida como a primeira do Ceará para receber a tocha, me tornei paratriatleta e fui escolhido para conduzi-la. Vou dar visibilidade à minha cidade através do esporte, isso é muito gratificante”, comenta, eufórico.

Ceará

No Ceará, a tocha passará por 12 cidades, tendo celebração em duas delas. Receberão a tocha os municípios: Aracati, Aquiraz, Caucaia, Itapajé, Irauçuba, Forquilha, Massapê, Granja, Camocim e Barraquinha. As cidades que receberão a tocha e terão celebração são Fortaleza e Sobral.

A primeira cidade cearense a receber a tocha olímpica será Aracati, no dia 7 de junho, mesmo dia em que passará por Fortaleza e Aquiraz. No dia seguinte passará por Sobral e mais quatro cidades. No dia 9 de junho encerrará a passagem da tocha pelo Ceará ao passar por mais quatro municípios.

Revezamento

De acordo com o Comitê Organizador Rio 2016, 12 mil pessoas participarão do revezamento da tocha, em percursos de cerca de 200 metros. Entre os condutores do fogo olímpico, estão a ex-ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei bicampeã Olímpica Fabiana, o jovem arqueiro indígena Gustavo dos Santos e o nadador paraolímpico Clodoaldo Silva.

Outros atletas e ex-atletas também carregarão a tocha, como o nadador Gustavo Borges e a ex-tenista Maria Esther Bueno. Personalidades de outras áreas, como música e internet, também vão participar do revezamento.

Fonte: Tribuna do Ceará Online



VALEU GENTE!

Blogs do Moacir Neto juntos ultrapassam a marca de MEIO MILHÃO de visualizações...
O crescimento do número de leitores só estimula mais ainda a diariamente levar informações importantes do dia-a-dia em todos os segmentos que se imaginar. Vamos que vamos para a marca de UM MILHÃO.
























Comentários