OLHA AÍ! Futebol de salão quer recuperar sua força e ter o mesmo reconhecimento do futsal; conhecidos popularmente como “bola pesada”, o futebol de salão e o futsal, apesar de semelhantes, têm algumas diferenças






Futebol de salão quer recuperar sua força e ter o mesmo reconhecimento do futsal

Conhecidos popularmente como “bola pesada”, o futebol de salão e o futsal, apesar de semelhantes, têm algumas diferenças

onhecido popularmente como “Bola Pesada”, o futebol de salão que teve sua origem em 1930 pode até ser confundido com o seu “irmão” futsal. Mas você sabia que eles são esportes diferentes?
O Futebol de Salão serviu de inspiração para o futsal e agora sobre com o esquecimento e o sucesso da modalidade criada pela Fifa, em meados dos anos 90.
Agora, os amantes da modalidade e o presidente da Associação Mundial de Futsal (AMF), o paraguaio Rolando Alárcon Rios, quer retomar o reconhecimento do esporte no País. Com isso, Alárcon veio até o Ceará para premiar os times que participaram da Taça Brasil.
Hoje, sendo jogado de forma amadora, o Brasil já foi bicampeão em 1982 e 1985. E também participou do último mundial disputado na Bielorússia em maio deste ano.
“Estamos tentando buscar pessoas com energia para tocar o crescimento em vários países, principalmente no Brasil, que é um país tradicional do esporte”, explicou Rolando Alarcón.
Principais diferenças
As cobranças de laterais no futebol de salão acontecem com as mãos, assim como no futebol de campo. Já no futsal, são realizadas com os pés.
O treinador pode realizar várias substituições, a diferença a forma que é realizada. Na “Bola Pesada”, o jogador só pode ser trocado com o jogo interrompido, já no futsal a bola continua rolando e a troca de atletas pode acontecer.
O goleiro também tem funções distintas. No salão, ele  só pode ir até meia-quadra e não pode chutar a bola para o adversário. O atleta só pode realizar sua função fundamental. Nos pênaltis, ele não pode se mexer até que o cobrador chute a bola. No futsal, o goleiro pode jogar na linha, marcar gols de falta e pênalti.
Os cartões são diferentes nas duas modalidades.  No futebol de salão, o amarelo é advertência, e o vermelho de expulsão. Se o jogador for  expulso, ele só pode voltar depois de dois minutos ou se sua equipe sofrer um gols.
No futsal, além do amarelo e do vermelho existe o cartão azul, que resulta na desclassificação do atleta, exigindo que outro o substitua instantaneamente. Na modalidade em caso de vermelho o atleta é expulso.
Fonte: Tribuna do Ceará 

Publicidade:


Comentários