Neste Dia do Futebol, eu Moacir Neto - Presidente da União dos Integrantes do Futebol Amador - UNIFA quero parabenizar aos simpatizantes e praticantes deste esporte, principalmente aos que ver os benefícios deste esporte de várias formas, não só por ter o gosto de praticá-lo.




O dia 19 de julho foi escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como o Dia Nacional do Futebol em homenagem ao primeiro clube de futebol do país, o Sport Clube Rio Grande, da cidade de Rio Grande/RS, fundado em 19 de julho de 1900. Grandes clubes do atual futebol brasileiro foram fundados antes, mas não nasceram como clubes de futebol especificamente. O time da Ponte Preta é o segundo  clube mais antigo, criado 23 dias depois, em 3 de agosto de 1900.

O esporte chegou ao Brasil através do brasileiro Charles Miller. O primeiro jogo de futebol no país foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre funcionários da Companhia de Gás e da Cia. Ferroviária São Paulo Railway.

No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol (o Vasco da Gama foi um dos pioneiros na luta contra o racismo no futebol). Em 1950, a copa do mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x 1 Brasil ), sendo apontada até hoje, como a maior derrota do futebol brasileiro, que ficou conhecida por “maracanazo”. Apenas em 1958 conquistamos nossa primeira Copa. Os outros títulos foram em 1962, 1970, 1994 e 2002. A copa do mundo de futebol de 2014 será realizada novamente no Brasil.

O futebol é o esporte mais conhecido no mundo inteiro, sendo a paixão de milhares de torcedores fanáticos por seu clubes. No Brasil, essa paixão é ainda maior. A copa do mundo é o mais importante acontecimento da  história do futebol, e o Brasil é o único país que participou de todas as copas do mundo, além de ser a única seleção pentacampeã do mundo.

Também é brasileiro o jogador que é considerado “o melhor de todos os tempos”: Edson Arantes do Nascimento, ou simplesmente Pelé. Na Copa de 2006 mais um recorde foi alcançado. O brasileiro Ronaldo Nazário, o “Fenômeno”, superou a marca dos alemães Gerd Müller e Miroslav Klose, ambos com 14 gols, convertendo três gols na ocasião. Com isso o brasileiro alcançou 15 gols marcados em copas, tornando-se o maior artilheiro em copas do mundo.

Charles Miller

Nascido no Brás, em São Paulo, descendente de ingleses e escoceses, seguiu aos nove anos para a Inglaterra com a finalidade de estudar. Lá, aprendeu a jogar futebol. Nos jogos oficiais de seu colégio, Charles era um artilheiro implacável. Marcou 41 gols em 25 partidas. "Nosso melhor atacante. Drible maravilhosamente rápido e chute brilhante. Marca gols com grande eficiência", registrou na época o jornal da escola.

A história do futebol no país começou quando Charles Miller trouxe da Inglaterra a primeira bola, em 1894, e prosseguiu através dos anos para tornar o Brasil verdadeiramente o país do futebol.


Obrigado Gente! o Blog MARACANAUENSENEWS Passou das 100 mil visualizações na 6ª Feira (17 de Julho de 2015) este grande acesso é porque com muito gosto eu Moacir Neto posto 'A noticia do jeito que os maracanauenses mais gostam'.


Comentários