CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE C 2015: Que mais da metade das equipes já foram da SÉRIEA começa neste Final de Semana e promete ser uma das melhores edições.

Série C começa com 11 times que já disputaram a primeira divisão do brasileiro

Conheça os 20 times na disputa, com destaque para Fortaleza e Icasa; Times estão divididos em dois grupos de 10, e os quatro melhores se classificam para o mata-mata


Vai começar a luta para voltar à segundona do Brasil. Entre as 20 equipes brasileiras que esperam começar o ano de 2016 na Série B, dois são cearenses: Fortaleza e Icasa. O Verdão do Cariri volta a disputar a Série C depois de três anos. Já o Fortaleza está desde 2010 na terceirona e espera acabar com a síndrome de ser eliminado na ‘hora h’. As duas equipes estão no mesmo grupo e já se enfrentam na estreia da competição, no próximo sábado (16).
A curiosidade é que entre os 20 clubes da competição, 11 já disputaram a Série A: Londrina, Juventude, Portuguesa, Guarani, Caxias, Vila Nova, Brasil de Pelotas, Fortaleza, América-RN, Confiança- SE e Botafogo- PB.
O regulamento deste ano continua o mesmo. Desta forma, a primeira fase segue com os 20 times divididos em dois grupos de 10, onde todos jogam contra todos, em turno e returno, valendo os pontos corridos. Os quatro primeiros de cada grupo se classificando para a fase de mata- mata e os classificados de cada grupos se cruzam a partir das quartas de final.
Tribuna do Ceará elaborou um guia da Série C, com uma raio-x de cada time na competição, destacando o grupo A.
Fortaleza/CE
O Tricolor do Pici começou 2014 diferente dos outros anos. Desde 2011 sem vencer um campeonato cearense, o Fortaleza quebrou o tabu e conquistou o título Estadual. A volta do treinador Marcelo Chamusca também é um ponto positivo do Leão. Ponto de equilíbrio da equipe é o volante Corrêa (ex-Palmeiras), auxiliado de forma luxuosa pelo meia Daniel Sobralense, após algumas temporadas europeias no Kalmar FC (2008-2011) e IFC Goteborg (2012-2014). No gol, o experiente Deola (Ex-Palmeiras e Vitória) e o mais novo contratado é o meia Elias (ex-Atlético Paranaense).
Na frente, o Leão aposta no rodízio de três centroavantes, Lúcio Maranhão (ex-Figueirense), Cássio (ex-São Caetano) e Cassiano (ex-Internacional). O ponto negativo nesse início de Série C é a ausência do meia Éverton por três meses, um dos destaques do Estadual.
Icasa/CE
O Verdão do Cariri  vem totalmente reformulado para a disputa. O remanescente é o técnico Vladimir de Jesus que comanda a equipe desde a metade da Série B de 2014. A equipe chegou a semifinal do campeonato cearense, mas acabou sendo eliminado pelo Fortaleza. Durante a preparação para o brasileiro da terceira divisão, o Icasa vem fazendo amistosos, um deles inclusive aconteceu contra o Flamengo. Na partida, o time do interior cearense perdeu de 1 a 0 para o rubro negro carioca.
Grupo A
ASA/AL
A equipe alagoana não conseguiu nem se classificar para a segunda fase em 2014, terminando em 5º lugar do Grupo A da Série C. Este ano, tem no comando técnico um velho conhecido do futebol cearense: Vica. O treinador que em 2012 comandou a equipe tricolor e acabou sendo eliminado nas quartas de final para o Oeste.  No Estadual foi desclassificado pelo CRB na semifinal. Didira é o nome da equipe no meio-campo.
Águia de Marabá/PA
Devido as dificuldades financeiras, a equipe do interior do Pará ameaçou não disputar o campeonato brasileiro da Série C. Porém, após uma reunião com a diretoria em abril, o time confirmou a participação na competição. “Após o anúncio da possível desistência do Águia em disputar a Série C do Brasileiro, o torcedor marabaense recebeu uma boa notícia nesta terça-feira.  De acordo com o presidente do clube, Sebastião Ferreira Neto, o Ferreirinha, uma reunião no último final de semana com empresários definiu a participação do Azulão na competição, que começa em maio”, afirmava em uma nota no site oficial do clube.
América/RN
Campeão potiguar de 2015, o América/RN fez uma má campanha na Série B de 2014 na 17ª posição, e acabou rebaixado da competição. No gol tem Bruno Bussato, atleta que tem o apoio do ex-volante pentacampeão da Seleção Brasileira de 2002, Gilberto Silva, que é seu empresário. No banco do
Botafogo/PB
Ainda disputando o quadrangular final do campeonato paraibano, o Botafogo/PB já jogou duas vezes este ano com o Fortaleza pela Copa do Nordeste e saiu derrotado nas duas ocasiões. Na competição regional, o Belo fez apenas um ponto e terminou em último lugar do grupo D. Em 2014, terminou apenas na sexta colocação da Série C.
O atacante Potita é o destaque do time, que tem vários ex-jogadores de times cearenses, como Samuel, Guto e Bismarck (todos ex-Fortaleza) e André Casaco (ex-Horizonte). No comando, um cearense, Marcelo Vilar, que já treinou Ceará e Ferroviário, auxiliado por Dema, ex-meio campista do Ceará e que jogou até depois dos 40 anos.
Confiança/SE
A equipe sergipana subiu da Série D em 2014 e foi campeão do Estadual ao vencer o Estanciano na final. O goleiro Everson é a segurança do time e foi eleito o craque do Estadual.
Cuiabá/MT
O time mato-grossense teve um excelente início de ano. A equipe foi campeã da Copa Verde após reverter um resultado quase impossível. No primeiro jogo o Remo venceu o Cuiabá por 4 a 1. Na partida decisiva, a equipe conseguiu meter 5 a 1 no time paraense e recebeu o título da Copa Verde.  Para fechar bem o primeiro semestre, o time venceu o Estadual contra o Ceov.
Salgueiro/PE
A equipe começou surpreendendo no campeonato pernambucano. O Salgueiro desbancou o Sport, único time nordestino na Série A e foi para a final do Estadual contra o Santa Cruz. Na decisão, a tradição falou mais alto e o Santa levou a melhor. Para a Série C, o Salgueiro conta com os zagueiros Rogério Paraíba e Luis Eduardo, os laterais Lúcio (ex-Grêmio e Palmeiras), Marlon e Thyego, os meias Jéferson Berger e Cássio Ortega. Além dos atacantes Anderson Lessa, Cicinho, Alemão e Paulo Junior.
Vila Nova/GO
Participou da segunda divisão do campeonato goiano e conseguiu o acesso para disputar a primeira divisão do Estadual em 2016. Foi rebaixado em 2014 na Série B. Tem no meio campo o experiente Diego Palhinha, que já atuou no Icasa e Horizonte, e na lateral o rodado Marinho Donizete (ex-Fortaleza).
Grupo B
Brasil de Pelotas
Conseguiu o acesso da Série D em 2014. Este ano, foi eliminado na semifinal do campeonato gaúcho pelo Internacional.
Caxias/RS
Não teve um bom começo de ano. No Estadual terminou em 14ª lugar e foi rebaixado para a segunda divisão do Estadual. Na Série C de 2014 ficou apenas em oitavo lugar, bem distante da zona de classificação.
Guarani/SP
A equipe paulistana não conseguiu o acesso no primeiro semestre para a elite do Paulista e segue a saga na competição regional. Na Série C de 2014 terminou na sétima posição do grupo B e não se classificou para a segunda fase. O volante Johnnattan é o sétimo jogador do Bugre após o fracasso na Série A2 do Paulista. A diretoria acertou antes com o goleiro Rafael Santos (ex-Portuguesa), os zagueiros Gladstone (ex-Itumbiara)  Reniê (ex-Vitória), o volante Lenon (ex-Cabofriense) e os atacantes Diego Clementino (ex-CRB) e Rafael Moreno (em fase de testes). Pelo menos mais três jogadores chegarão ao Brinco de Ouro. O eterno ídolo do Bugre, Fumagalli – que jogou com sucesso no Fortaleza – é o capitão da equipe.
Guaratinguetá/SP
O outro time do interior paulista foi rebaixado para a série A3 do campeonato estadual e dispensou 18 jogadores. O Garça do Vale  venceu apenas um jogo dos 19 que participou em 2015.
Juventude/RS
Foi superado pelo Grêmio na semifinal do campeonato gaúcho. Tem no experiente Paulo Baier (ex-Criciúma, Palmeiras e Atlético Paranaense) a esperança de boas jogadas e gols. No gol tem também o goleiro Diego que já passou Atlético/PR e Fluminense em 2009.
Londrina/PR
Começou o ano sendo campeão do interior do Paranaense, após ser eliminado pelo Coritiba do campeonato estadual. Foi uma das equipes que conseguiu subir da Série D em 2014 para a segundona deste ano.
Madureira/RJ
Terminou em quinto lugar do campeonato carioca e quase consegue desbancar o Fluminense e ser o intruso entre os grandes na semifinal. Lutou até as últimas rodadas, mas não conseguiu. O destaque da equipe é o atacante Rodrigo Pinho, um dos goleadores do Carioca.
Portuguesa/SP
Caiu da Série  B em 2014 e foi rebaixado para a Série A2  do campeonato paulista. O experiente zagueiro Bolívar que já teve passagens por Internacional e Botafogo é uma das grandes apostas da equipe para a terceirona.
Tombense/MG
Foi eliminado na semifinal pelo Caldense, surpresa do campeonato Mineiro. Conseguiu o acesso para a Série C em 2014.
Tupi/MG
Conseguiu se classificar em primeiro lugar na Série C em 2014, mas acabou sendo eliminado pelo Paysandu nas quartas de final. Ficou apenas em nono lugar no campeonato mineiro deste ano.
Fonte: Tribuna do Ceará




Comentários