EITA! EITA! EITA! Presidente da Federação Cearense de Futebol votará pelo Brasil na eleição da Fifa, substituindo o Marin que foi preso e o Presidente da CBF Del Nero que voltou para o Brasil, depois das prisões por corrupção no Futebol.

28/05/2015 - 18h57

Com Marin e Del Nero ausentes, Mauro Carmélio votará pelo Brasil na eleição da Fifa





Mesmo após os escândalos mostrados por investigação do FBI, as eleições da Fifa foram mantidas para a tarde desta sexta-feira em Zurique, na Suíça. Contudo, o Brasil não terá a presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marco Polo Del Nero, que deixou solo suíço, e nem do vice-presidente da entidade, José Maria Marin, preso pela polícia norte-americana por corrupção e outros crimes. Assim, quem votará pelo futebol brasileiro no pleito será o presidente da Federação Cearense de Futebol e membro da delegação nacional que está no Confresso da Fifa, Mauro Carmélio.
Em entrevista exclusiva ao O POVO, o dirigente cearense revelou que será ele quem exercerá o poder de voto da CBF, papel este designado pelo próprio presidente Marco Polo Del Nero. Além de Carmélio, está representando o Brasil na sede da entidade internacional André Pitta, diretor de Desenvolvimento e Projetos da CBF e presidente da Federação Goiana de Futebol.
"Sim. Fui eu o designado para votação por ele (Marco Polo Del Nero). Participarei do bloco da Conmebol, que contará com representantes de todas as 10 federações da América do Sul", disse Carmélio. 
Sobre as investigações da polícia norte-americana, que resultaram nas prisões de sete dirigentes ligados a Fifa na última quarta-feira, o presidente da FCF se declarou a favor do combate à corrupção no futebol mundial. "Entendo que deve ser apurada toda e qualquer denúncia. o futebol não pode admitir mais essa situação", disse.
Quanto a saída repentina de Marco Polo Del Nero da delegação, nesta quinta-feira, Mauro negou qualquer temor por parte do presidente da CBF com as investigações. "O estrago foi grande e precisamos juntar os cacos internos e externos do futebol brasileiro. Mas ele (Del Nero) está sereno e tranquilo, apenas preocupado com o que aconteceu", disse.
O voto em Joseph Blatter, atual presidente da Fifa, é uma certeza para a CBF. "Estamos orientados para isso. O voto é da CBF e, conforme acordo, a votação em bloco deve seguir neste sentido. Todos os países sul-americanos". Contudo, apesar de o representante pregar "unidade" do bloco sul-americano, há possibilidade de um racha no ato da votação.O POVO apurou com fonte ligada ao presidente que Carmélio e os outros membros de delegação já temem que parte da Conmebol se alie ao príncipe da Jordânia Ali Bin Al Hussein, único candidato de oposição a Blatter. Há rumor de uma possível derrota de Blatter - no cargo desde 1998 - nesta sexta-feira.
Além de representar o voto brasileiro no pleito, Mauro Carmélio será um dos escrutinadores do processo eleitoral, ou seja, um dos responsáveis pela apuração da eleição. Para essa última função, ele foi escolhido pelos demais membros da Conmebol. Segundo o processo eleitoral, o voto de todos os membros é secreto.
Mauro Carmélio sempre se mostrou homem forte para alta cúpula da Confederação Brasileira de Futebol. Apoiando Ricardo Teixeira (presidente da CBF por 23 anos, até 2012), José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, o dirigente cearense já foi cotado para vice-presidente da entidade, além de ter sido chanceler do Comitê Organizador Local na Copa do Mundo 2014 em Fortaleza e de ter chefiado delegações da seleção brasileira.
Apesar da ligação com Marin, Carmélio disse que foi surpresa a prisão do dirigente na Suíça. "Não tive contato com Marin, até porque ele estava em outro hotel junto com o Comitê Executivo da Fifa. Também fui surpreendido com a notícia", afirmou.
Desde quarta-feira, Mauro Carmélio participa de reuniões com membros da Conmebol para discutir problemas e acertos do futebol sul-americano e preparação para a Copa América 2015. O cartola foi um dos escolhidos para representar a entidade sul-americana na competição.
"O escândalo não abalou o crédito e prestígio do futebol brasileiro perante os demais países. Até porque se os fatos foram ocorreram mesmo, foram pelo ex-presidente da CBF. A CBF está bem representada e possuímos boas relações com os membros da Conmebol", argumentou.  
Sobre a Federação Cearense de Futebol, Carmélio disse que não se preocupa com nenhum prejuízo vindo destas investigações que envolvem a CBF. "As portas da FCF estão abertas e me apresento onde quiserem", finalizou o cartola.  
Fonte: O Povo Online






Comentários