É RETROCESSO OU NÃO? CBF está testando arbitragem do estado dos clubes envolvidos nos jogos das suas competições

Arbitragem "caseira"

CBF começa a testar arbitragem do estado dos clubes envolvidos nos jogos

Método passa a ser estudado como alternativa pela entidade

CBF começa a testar arbitragem do estado dos clubes envolvidos nos jogos Fernando Gomes/Agencia RBS

CBF já começou a executar o planejamento de deixar a arbitragem mais “caseira” nas competições nacionais. Mas não tem nada a ver com manipulação de resultados. Trata-se da escalação de árbitros que pertençam a estados ou federações de algum dos clubes envolvidos. Até a terceira rodada, serão quatro casos.
— Estamos trabalhando aos poucos, vai ser uma coisa lenta, porque as pessoas têm que se habituar a confiar. O grande problema é que ninguém confia em nada. Isso não existe. Agora, os árbitros têm que fazer a parte deles e trabalhar bem — avisou Sérgio Corrêa, presidente da Comissão de Arbitragem.
Com a CBF afastando a hipótese de uma mera economia com passagens aéreas, os primeiros testes foram nas competições de base, como a Copa do Brasil Sub-17 e a CBF gostou do que viu. Nesse molde, não necessariamente um time mandante terá árbitro da casa.
— Um jogo Fluminense x Goiás, por exemplo, pode ter árbitro do Rio ou de Goiânia — explicou Sérgio, que reforça a realização do sorteio.
A ideia tem apoio do presidente Marco Polo Del Nero, que, segundo Corrêa, sonhava em colocá-la em prática. Mas a entidade reforça que terá cautela nas escolhas dos jogos.
— Não vai ser toda semana, vai ter um cuidado com a arbitragem. Não queremos expor ninguém. Queremos passar que estamos trabalhando e confiamos nesse trabalho. Nas décadas de 1970 e 1980 era comum. Já fizemos com assistentes, em vários jogos — completou o chefe do apito.
Casos no Brasileirão 2015
São Paulo 2 x 1 Flamengo
Marcelo de Lima Henrique fez carreira no futebol carioca, chegou ao quadro da Fifa, mas se transferiu para Pernambuco. Ele atuou na derrota do Flamengo na primeira rodada.
Goiás 2 x 0 Atlético-PR
Heber Roberto Lopes, natural de Londrina, apitou pela Federação Paranaense até 2012. Mas se mudou para Santa Catarina. Ele atuou na derrota do Furacão na segunda rodada.
Sport x Coritiba
Sandro Meira Ricci, que até 2014 apitava por Pernambuco, foi escalado para o jogo do Leão, na terceira rodada.
Joinville 0 x 0 Palmeiras
O assistente catarinense Kleber Lucio Gil atuou no empate do Joinville com o Verdão na segunda rodada.
*LANCEPRESS





Comentários