Que tabu! Última conquista de titulo do Fortaleza contra o Ceará foi o Tetra em 2010, relembre.


Relembre o último título do Fortaleza em uma final decidida contra o Ceará

Na última conquista do Leão em campo, justamente diante do maior rival, em 2010, o Tricolor do Pici garantiu o quarto titulo consecutivo no Estadual

Fabiano voou para espalmar a bola chutada pelo então jovem atacante Misael. Arquibancadas no lado leonino em êxtase: inédito quarto título estadual consecutivo do Fortaleza. No dia 2 de maio de 2010, no Castelão, sob o comando do técnico Zé Teodoro, o Tricolor do Pici bateu o Ceará na decisão por pênaltis.
A torcida do Time do Pici passou por uma situação caótica no fim do ano anterior. Para quem ficou acostumado nos anos 2000 a jogar diante dos principais clubes do país, o rebaixamento à Série C caiu como uma decepção clara. Logo, a conquista surgiu como um contra-ataque diante da dor sentida.
No primeiro turno do Cearense, o Leão terminou a fase de classificação em 4º lugar. Na semifinal, bateu o Ferroviário, time que tinha sido líder. Depois, conseguiu um empate histórico contra o Guarany de Sobral. A equipe perdia por 4 a 1, mas igualou o placar. Nas cobranças dos 11 metros, melhor para o Fortaleza.
A segunda etapa não foi tão boa para o grupo tricampeão. Só cinco vitórias em 11 partidas realizadas. Dono de 17 pontos, o Leão foi o 6º colocado. Como venceu o primeiro turno, esperou pelo ganhador do segundo para realizar as partidas finais. O Ceará, adversário de tantas vezes, apareceu.
Jogos tensos
Em uma decisão de dois jogos, o Leão fez a condição de obter uma vantagem. Paulo Isidoro, aos 33 minutos do segundo tempo, marcou o gol da vitória no primeiro jogo. Com o placar, um empate era a chave para um novo triunfo do lado tricolor.
No segundo jogo, o Vovô foi em busca de aniquilar com o benefício do adversário. Aos 2 minutos do segundo tempo, João Marcos fez jogada pelo meio, tentou o passe para Misael. No meio do caminho, Peter não conseguiu dominar. O atacante do Alvinegro chutou cruzado de pé esquerdo: 1 a 0.
Só que Paulo Isidoro apareceu mais uma vez. O meia tentou se livrar de dois marcadores próximo da linha de fundo. Anderson o derrubou. Na cobrança de falta, Guto levantou, a defesa não conseguiu afastar. Livre, Tatu, mandou para o gol. Mas, aos 38 minutos, Anderson levantou na cabeça de Geraldo. Tento da vitória do Ceará: decisão por pênaltis.
Então, Fabiano brilhou. Defendeu os pênaltis de Erick Flores e Misael. Ernandes também desperdiçou para o Alvinegro. Os gols do Fortaleza: Paulo Isidoro, Guto e Tatu. Bruno de Jesus não conseguiu marcar, no entanto foi suficiente para uma vitória de 3 a 1.
Campeonato Cearense 2010
Ceará (1) 2 X 1 (3) Fortaleza (decisão nos pênaltis)
Local: Estádio Castelão
Data: 2 de maio de 2010
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Vicente Romano e João Batista Nunes (ambos de SP)
Ceará: Diego; Diogo (Luizinho), Fabrício, Anderson, e Thyago Fernandes (Ernandes); Michel, João Marcos, Geraldo e Erick Flores; Preto (Wellington Amorim) e Misael
Técnico: PC Gusmão
Fortaleza: Fabiano; Peter, André Turatto, Leomar e Guto; Gilmak, Coquinho, Bismarck (Tatu) e Eusébio (Alex Gaibu); Paulo Isidoro e Betinho (Bruno de Jesus)
Técnico: Zé Teodoro
Cartões amarelos: Diogo e Fabrício (Ceará); Coquinho e Betinho (Fortaleza)
Gols: Ceará – Misael, aos 2 minutos, e Geraldo, aos 39 minutos (2T)
Fortaleza – Tatu, aos 28 minutos (2T)

Comentários