CAMPEONATO CEARENSE DE FUTEBOL 2014: DEFINIDA A FÓRMULA DE DISPUTA

Foi definida ontem, em Conselho Técnico com os clubes participantes, a nova fórmula de disputa do Campeonato Cearense, que em 2014 terá que sofrer alterações em virtude da diminuição de datas disponíveis, consequência da Copa do Mundo. Das 11 equipes da disputa, apenas o Guarani de Juazeiro não compareceu à reunião. Em relação ao certame de 2013, as fases seguem as mesmas, com duas classificatórias antes de semifinais e final.
E, assim como neste ano, as equipes que disputarão a Copa do Nordeste só entram na segunda fase, casos de Ceará e Guarany de Sobral. Assim, iniciarão a disputa os nove seguintes: Crato, Ferroviário, Fortaleza, Guarani de Juazeiro, Horizonte, Icasa, Itapipoca, Quixadá e Tiradentes. O Cearense 2014 começa no dia 5 de janeiro e tem até 16 de abril para decidir o campeão. As mudanças da primeira fase estão relacionadas a classificação e rebaixamento. Em 2014, apenas quatro equipes vão avançar para a segunda fase, onde comporão um grupo de seis ao lado de Ceará e Guarany (este ano, oito clubes jogaram esta fase). O primeiro colocado da fase inicial levará dois pontos de bonificação e o segundo, um ponto, assim como em 2013. E os três últimos serão rebaixados (foram apenas dois este ano). Todas as fases serão disputadas em jogos de ida e volta, totalizando 32 datas. A distribuição das duas vagas na Copa do Brasil (para o líder da 1ª fase e para o campeão) e das vagas na Copa do Nordeste (campeão e vice – a terceira vaga é do campeão da Taça Fares Lopes) não foi modificada.
A nova fórmula foi escolhida com votos de seis clubes: Ceará, Tiradentes, Horizonte, Ferroviário, Crato e Quixadá. Já a manutenção dos pontos de bonificação para a segunda fase foi aprovada por oito: Icasa, Fortaleza, Tiradentes, Horizonte, Ferroviário, Crato, Itapipoca e Quixadá.


PUBLICIDADE



Indique um amigo negócio fechado, você será gratificado

Comentários