POLÍCIA CUMPRIU MANDATO DE BUSCA E APREENSÃO EM TORCIDAS ORGANIZADAS DO CEARÁ E FORTALEZA


O Ministério Público do Estado do Ceará realizou nesta terça-feira (30) a operação "Campo Limpo" com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão na sede das torcidas organizadas Cearamor, JGT (Jovem Garra Tricolor) e TUF (Torcida Uniformizada do Fortaleza).
Duas pessoas foram presas na sede da Cearamor. Antônio Fernandes de Melo, conhecido como "Satanás", é vigia da loja e responde por tentativa de homícidio. O outro detido é Marcelo Teixeira Oliveira, responsável pela loja da torcida organizada. Com "Satanás foi encontrado um revólver calibre 38 municiado. Os dois detidos foram encaminhados e estão sendo ouvidos na Delegacia de Roubos e Furtos.
Desde cedo, a Rádio O POVO/CBN tem acompanhado o caso e divulgado seguidos boletins em sua programação.
INVESTIGAÇÃO 
O delegado Pedro Viana responsável pela ação na loja da Cearamor não tem informações do resultado operação nas lojas da TUF e JGT. 
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça na última sexta-feira (26) e têm o objetivo de atestar a ocorrência de homicídios, tráfico de drogas, formação de quadrilha, porte de arma, dano qualificado, lesões corporais, ameaças, dentre outros. A operação surgiu da investigação das torcidas organizadas e os atos de violência em que elas estão envolvidas, especialmente nos dias de Clássico-Rei. Ceará e Fortaleza jogam neste domingo (5) na Arena Castelão, pela primeira semifinal do Campeonato Cearense
A ação do Ministério Público estadual é feita por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor).
A decisão de natureza criminal sai concomitantemente com a de naturza civil que proíbe a entrada de torcedores utilizando materiais como camisa e bandeiras que identifique as organizadas.
Segundo o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), órgão ligado ao Ministério Público Estadual, a medida visa trazer maior tranquilidade à sociedade em razão dos atos de vandalismo praticados por pessoas ligadas a torcidas organizadas.
O Estatuto do torcedor permite a existência das torcidas organizadas, mas, segundo o Ministério Público, elas devem ter como objetivo reunir pessoas para torcer e apoiar entidade de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade.
Para o Ministério Público, as torcidas envolvidas têm desvirtuado as finalidades lícitas, razão pela qual suas atividades estão suspensas. Na Ação Civil Pública, o Ministério Público requereu inclusive que ao final do processo as mencionadas torcidas organizadas sejam dissolvidas.



Comentários