Entenda os benefícios da prática de futsal para o corpo e a mente

O futsal é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil. Não por acaso, quase todas as escolas e clubes da cidade possuem uma quadra específica para esse esporte


Já pensou em praticar uma atividade física que alia intensidade, técnica, criatividade, agilidade e até raciocínio? Se você busca uma forma diferente de manter a saúde física e mental em dia, o futsal pode ser uma ótima pedida. Quem garante é o ex-jogador Manoel Tobias, bicampeão da Copa do Mundo e eleito três vezes o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA.


O futsal é uma das modalidades esportivas mais praticadas no Brasil. Não por acaso, quase todas as escolas e clubes da cidade possuem uma quadra específica para esse esporte, onde homens e mulheres, de todas as idades, mostram suas habilidades com a bola. No entanto, como frisa Manoel Tobias, que atualmente é gestor do Projeto Futsal Sesc, não é preciso ser um craque para fazer futsal.


“O futsal é um esporte democrático, prazeroso, que promove bem-estar de forma ampla. É uma boa opção para aqueles que querem perder peso ou melhorar o condicionamento físico, por exemplo. Por ser bastante dinâmico, é ótimo para o coração, uma vez que há o fortalecimento do sistema cardiovascular. Além disso, conforme aponta diversos estudos, atua na socialização e no desenvolvimento cognitivo e motor”, destaca.


Os benefícios, entretanto, vão além do aspecto da saúde e bem-estar. Manoel Tobias vê isso diariamente, durante as aulas do Futsal Sesc, que, desde 2007, já transformou a vida de mais de 12 mil crianças e adolescentes em todo o Ceará. Isso porque, por meio do esporte, os participantes também aprendem mais sobre convivência, disciplina e responsabilidade.


“Nossa metodologia está fundamentada no ensino da prática esportiva como inclusão social. A ideia é possibilitar o crescimento desses jovens e trabalhar para o desenvolvimento de talentos, sempre estimulando todas as suas potencialidades enquanto atleta e, principalmente, cidadão”, afirma Manoel Tobias.


Sobre o projeto

Em atividade desde 2007, o Futsal Sesc já atendeu mais de 12 mil alunos em todo o Ceará. O Futsal Sesc trabalha com uma metodologia fundamentada no ensino da prática esportiva como inclusão social, estando presente em Fortaleza, Pindoretama e Horizonte, dentre outras cidades. Em 2022, serão inaugurados mais oito núcleos: Quixadá, Brejo Santo, Guaiúba, Russas e Maracanaú, sendo dois polos do projeto nestas duas cidades, além de mais um na capital cearense, em parceria com o Instituto Cuca do Pici.


Conheça mais sobre o Futsal Sesc aqui!

Com informações do G1 CE.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_16_05_2022

POR QUE ESTÁ SENDO INJUSTA A DISPONIBILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO DE GRAÇA EM MARACANAÚ? COM ISSO SÓ UMA PARTE DA POPULAÇÃO ESTÁ SENDO BENEFIFIADA COMO DEVERIA; A PREFEITURA PARECE ESTÁ USANDO DE MÁ FÉ AO PROPAGAR QUE 150 MIL MARACANAUENSES SÃO BENEFICIADOS? Faz-se necessário cada vez mais a sociedade ter muita atenção na propaganda, particularmente da gestão pública. Como vivenciamos um fenômeno de, via Internet, logo muita gente saber das informações divulgadas pelas esferas públicas, e a maior condição de conquistar os internautas, grupos que administram prefeituras estão exagerando cada vez mais na publicidade das suas ações. Acreditando que é só jogar na mídia digital e convencional um plano que é grande só na teoria, mas na prática deixa a desejar, dessa forma, já vai tirar muito proveito. Principalmente em um ano especial como 2022. ENTÃO, TRANSPORTE PÚBLICO SÓ PARA PERFIL DE CADÚNICO, NÃO VALENDO PARA UMA BOA PARTE DESTES ÔNIBUS QUE VÃO PARA FORTALEZA, PACATUBA E MARANGUAPE, E NEM PARA TOPIQUES, EM GERAL NÃO TENDO MUITOS ÔNIBUS E TOPIQUES CIRCULANDO, NO FINAL DE CONTA ESTÁ LONGE DE ATENDER 150 MIL MARACANAUENSES? ROLA MAIS É PROPAGANDA ENGANOSA EM ANO ELEITORAL, DEDUZ-SE? Exatamente! E que ao longo do tempo a maioria da população maracanauense deverá perceber que tentaram engana-la mais uma vez. Deveria, era, ter destinado um subsídio a empresa de ônibus da cidade e a cooperativa de transporte alternativo para reduzirem as tarifas de passagens consideravelmente. Isso valendo, também, para as linhas que vão para outras cidades vizinhas. Aí sim, todos os usuários, de baixa renda, do transporte público seriam beneficiados de verdade. Em que a Prefeitura sendo mais competente e transformando a mobilidade em Maracanaú, abrindo oportunidade para outra empresa de ônibus e outra cooperativa de transporte alternativo prestarem serviços aos maracanauenses, as famílias iriam sentir alívio no bolso e mais qualidade de vida. E não esta falácia do Passe Livre ai e a falta de competência que aumentou consideravelmente os transtornos de quem precisa circular um bocado diariamente, em Maracanaú lidando com a buraqueira lunar. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.



Comentários