Maracanaú: questionado por não ser do meio, novo Secretário de Esporte já "pisa na bola"

Demonstrou que não sabe nem o local onde fica uma das principais Praças Esportivas de Maracanaú. Que recebe finais de eventos esportivos e outros eventos com até personalidades de outros Estados.

No último dia do mandato de vereador, o novo Secretário de Esporte de Maracanaú, publicou que esteve numa inauguração de "benfeitorias" no renomado Campo do C. Brasil. Para aumentar a indignação dos desportistas que não gostaram da indicação dele, porque este não é do meio esportivo, o novo secretário demonstrou que não sabe nem o nome do bairro de uma das principias praças esportivas, ao dizer que o campo do C. Brasil, que existe há décadas, localiza-se no Conjunto Bela Vista, quando que é no Conjunto Jereissati II. 


O trabalho da Prefeitura de Maracanaú, no esporte nos últimos 16 anos, é aquém do que pode ser feito, de acordo com o PIB da cidade. O que se viu foi muita incompetência e crimes na administração pública. Que culminou com a Operação Bola Fora do MPCE, há alguns meses.


A mudança que vai acontecer agora, aparentemente dá impressão que será radical e pra melhor. No entanto, é necessário esperar, porque parece que vai continuar o "modus operandi" da politicagem. Que quem assume não é por capacidade técnica comprovada. Isso, nos últimos 16 anos, foi um dos principais motivos que Maracanaú estagnou-se, no que se refere a gestão pública municipal. Gastando horrores e entregou muito pouco à população.


No esporte, só o time do Maracanã parece que consumiu cerca de R $ 5 milhões. Nunca jogou uma partida oficial com o Ceará e Fortaleza. Diferentemente dos clubes das vizinhas cidades de Caucaia, Horizonte, Maranguape e Pacajus. 


O Horizonte (17 anos de existência), que tem só um ano a mais que o Maracanã, já chegou às semifinais do Campeonato Cearense Série A, ganhou vários títulos estaduais e disputou competições nacionais. Enfrentando até clubes que já ganharam títulos internacionais. Construiu dois estádios, já o Maracanaú há 16 anos ainda não concluiu um.


O novo comando da Secretaria de Esporte, que circula uma informação que ele disse que vai limpar tudo, parece que só quis assumir para ter o gosto de ocupar uma cadeira que recentemente estava sendo ocupada pelo seu desafeto político. Que por várias vezes, o também ex-vereador, reclamou no plenário da câmara municipal as atitudes erradas do ex-Secretário de Esporte. Que corre o risco de ser preso, em 2021. Depois do julgamento da denúncia do MPCE, que no mês trasado, foi acatada pela justiça.


O novo secretário joga racha no futebol mas não se tem conhecimento que tenha experiência em gestão esportiva e nem em outra área. O que não empolga os esportistas.


Como também no Maracanã, o novo presidente do atolado na Série B, há 13 anos, a experiência que tem: foi uma pequena passagem no futebol profissional, sendo jogador. Onde se destacou muito pouco. Teve muito mais destaque no futebol amador, quando conquistou muitos títulos, jogando muito bem.


Pergunta que não quer calar: quem não tem dúvida que a grande mudança no esporte de Maracanaú só vai acontecer quando o grupo político que se perpétua no poder em Maracanaú desde 2005 sair?


#ARTIGO_DE_28_12_2020

COMO PARTICIPAR DA CIDADANIA DIGITAL PARA AGIR ATIVAMENTE NA VIDA E NA GESTÃO MUNICIPAL? PORQUE VALE APENA UMA LUTA PERMANENTE PELOS NOSSOS DIREITOS? COMO QUE O DIREITO DE UM IMPLICA NA OBRIGAÇÃO DO OUTRO? PORQUE CONHECER OS DIREITOS É TER PLENA CONSCIÊNCIA DOS DEVERES?

O tema da cidadania digital é fundamental na formação de crianças e jovens, especialmente num momento em que a sociedade tem se comunicado e se desenvolvido através dos meios virtuais. Assim, existem referências nacionais e internacionais traz nformação referentes a este tema. "Cidadania digital é o uso da tecnologia de forma responsável. É direito e dever de todos saber usar corretamente as inovações tecnológicas que surgem ao nosso redor”, segundo o site Nova Escola. "A cidadania digital é, acima de tudo,  agir como um cidadão também em ambiente virtual, respeitando as normas de conduta, direitos e deveres que são estabelecidos pela nossa constituição.”, segundo o site cryptoid. "Cidadania Digital (Digital Citizenship) é o uso responsável e apropriado da tecnologia” (Mike Ribble –“Raising a Digital Child” – Educando a Criança Digital). Esta é uma citação de umas das referências mundiais em cidadania digital, Mike Ribble.

Estes são os nove elementos da cidadania digital, descritos por Mike Ribble: ACESSO DIGITAL: inclusão eletrônica e participação plena na sociedade. COMÉRCIO DIGITAL: compra e venda de produtos e serviços online; COMUNICAÇÃO DIGITAL: troca de informações online;: ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: capacidade de saber como e quando usar a tecnologia digital; ETIQUETA DIGITAL: padrão de conduta esperado por todos que usam a internet; LEI DIGITAL: direitos e restrições legais que governam o uso da tecnologia; DIREITO & RESPONSABILIDADE DIGITAL: privilégios, liberdades e comprometimentos estendidos a todos os usuários online; SAÚDE & BEM-ESTAR DIGITAL: bem-estar físico e emocional ligados ao uso da tecnologia; SEGURANÇA DIGITAL: precauções que os usuários da internet devem tomar para garantir a segurança pessoal e da sua rede de contatos.

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários