SAIBA TUDO SOBRE A COPA DO BRASIL QUE COMEÇA HOJE, CEARÁ ESTRÉIA FORA CONTRA O CEINLANDIA/DF, JÁ O GUARANI DE JUAZEIRO RECEBERÁ O S. CRUZ/PE







Quando a Copa do Brasil foi criada?

Em 1989, na época com 32 clubes: 22 campeões estaduais e 10 vices. Posteriormente, foram inseridos mais cinco campeões (Acre,Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins) e outros times de cada Estado, até chegar aos 86 atuais.


O que mudou na Copa do Brasil 2013 em relação aos anos anteriores?


Além do aumento de 64 para 86 clubes, o torneio agora será disputada ao longo de todo ano, terminando apenas em novembro, e não em julho. Assim, pôde-se incluir os representantes brasileiros na Libertadores, o que não acontecia desde 2000, por causa do apertado calendário.

Outra diferença é que a Copa do Brasil é que irá definir quais equipes irão disputar a Copa Sul-Americana. Os oito melhores classificados do Campeonato Brasileiro do ano passado, que não chegarem às oitavas de final da Copa do Brasil, irão disputar o torneio continental no segundo semestre. Por conta disso, o São Paulo, atual campeão da Sul-Americana, ficou de fora da Copa do Brasil, sendo substituído pelo Vasco.

Quem participa atualmente do torneio?


As 70 primeiras vagas são definidas por Estado, da seguinte forma:

* Cinco clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais.

* Quatro times do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais.

* Três representantes de Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Pará, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais.

* Dois representantes de Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Paraíba, Piauí, Maranhão e Amazonas, escolhidos pelos campeonatos e/ou copas estaduais.

* Os campeões de Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

* Mais 10 vagas serão destinadas aos melhores colocados no ranking da CBF, entre os que não tiverem obtido classificação em seu Estado.

* As 6 vagas restantes são dos representantes brasileiros na Libertadores, que entram apenas nas oitavas de final. Este ano, serão Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio e Vasco. O clube carioca entra no lugar do São Paulo, que não pode disputar a Copa do Brasil por defender o título na Copa Sul-Americana.


 


publicidade

Comentários