EM 10 ANOS COM AS MORTES DOS 2 TORCEDORES MARACANAUENSES, SOMA UM TOTAL DE 19 RELACIONADOS AO FUTEBOL CEARENSE E SÓ 2 FORAM CONDENADOS PELA A JUSTIÇA


A impunidade está em jogo.  Adentrando numa década de mortes para saber quantos casos há e quem, de fato, paga por crimes cometidos que tiveram o futebol local como “motivação”. Ou quando o caso relacione os grupos organizados que se denominam “torcidas” e seus atos de insanidade descambando para o registro fatal.

De 2003 até o domingo passado (14), pelo menos 19 pessoas entraram na conta das chamadas “mortes do futebol”. Foi o registro mais recente da lista, em que dois homens morreram antes do clássico Fortaleza x Ceará. Ambos seguiam para a Arena Castelão, teriam se envolvido numa briga e morreram baleados. A investigação policial está em andamento.

O pior dado do levantamento é que, por esses homicídios, só há dois homens atualmente presos contando dias de cadeia nas suas condenações judiciais. Zairton Cavalcante Santos Filho cumprirá pena até 2032, por matar, em 2003, dois torcedores rivais. O outro condenado preso, João Henrique Pires da Silva, está na condição jurídica de recolhido provisório. Foi julgado, sentenciado, mas, porque já estava preso por outros crimes, foi mantido e os dias de detenção serão abatidos na pena.

João Henrique, ao lado de Leandro José de Oliveira e Cleano Silva de Oliveira, mataram um adolescente no meio de uma praça no Conjunto José Walter. Foi bala perdida, o garoto de 14 anos nem estava no meio da briga de “torcedores”. São 20 anos de pena. Cleano e Leandro recorrem em liberdade.

O cabo PM Francisco Carlos Barbosa Ribeiro, também condenado, até já cumpriu a pena. Um ano e quatro meses de detenção convertidos em prestação de serviços à comunidade. Em 15/4/2009, ele matou culposamente (sem intenção) a universitária Francisca Nádia Brito Nascimento. Quis dispersar a tiros uma briga de “torcedores”. Um dos disparos, que deveriam ter sido todos para o alto, acertou a cabeça da estudante.

São casos quase sempre banais, de revide ou de quem estava no lugar errado, na hora errada. O futebol em si aparece muito menos protagonista que a violência gratuita em cada história. Há o detalhe indiscreto do tráfico de drogas, que cruza vários dos episódios investigados.

A maioria dos casos aparece sem punidos, até com autoria desconhecida. O POVO enviou email para a Assessoria de Comunicação da Polícia Civil no final da manhã da última sexta-feira (19). Para saber se há responsáveis apontados pelas mortes de dez das vítimas. Não houve retorno até o fechamento da edição.

Há outros cinco acusados na lista que se encontram hoje presos, mas não pelas mortes. Já respondiam por outros crimes e ainda serão julgados. Pelas mortes do último domingo, dois estão detidos e um se apresentou, mas foi solto por não ter havido flagrante.
 A impunidade no meio do jogo

1 . 9 de outubro de 2003
vítimas (2)José Renato Rubens de Sousa Pena, 18, e Rosivaldo Pinheiro Ferreira, 31

O caso
As vítimas estavam numa serigrafia no bairro Dionísio Torres quando integrantes da torcida Jovem Garra Tricolor (JGT), do Fortaleza, entraram no local atirando. Renato, que torcia Ceará, morreu na hora. Rosivaldo, torcedor do Paysandu que veio do Pará assistir a um jogo entre os dois times, morreu seis dias depois. A recepcionista da empresa chegou a ser baleada de raspão.
Na Polícia/na Justiça
Zairton Cavalcante Santos Filho (“Playboy”) foi julgado em 2005. O único condenado de 5 réus: a 24 anos. Hoje cumpre semi-aberto (trabalha na semana e é recolhido nos fins de semana). A pena é até 2032. Mudará de emprego em maio.
2. 4 de dezembro de 2005
Vítimas (2)Marcionílio Pinheiro, 27, presidente da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF), e Fred Paiva da Silva, 29, vice-presidente da Fúria Jovem, do Botafogo.

O caso
Aconteceu no Rio, após o último jogo do Fortaleza na série A de 2005, contra o Botafogo. O ônibus com torcedores do tricolor foi fechado por um carro e vários tiros foram disparados. Marcionílio, com um tiro na cabeça e outro na barriga, morreu a caminho do hospital. Fred morreu no dia seguinte. Mais 4 saíram feridos. O atentado foi revide por briga na Capital cearense, dia 21/8/2005.
Na Polícia/na Justiça
Um chefe da TUF, Ricardo Fernandes Fontenele, o “Mexicano”, foi absolvido. Os cariocas Marcelo Oliveira Ramos e Felipe Alves Maia, da Fúria Jovem, foram julgados em 2007. Todos livres por falta de provas. As mortes ficaram impunes.
3. 13 de janeiro de 2008
Vítima (1)Raimundo Vítor Nepomuceno Pereira, 14, estudante.

O caso
Torcedores de Fortaleza e Ceará marcaram uma briga pela Internet numa praça do Conjunto José Walter. De uma confusão iniciada por provocações entre torcidas rivais, houve troca de tiros. Vitor passava pelo local e foi atingido por uma bala perdida.
Na Polícia/na Justiça
João Henrique Pires da Silva, Leandro José de Oliveira e Cleano Silva de Oliveira foram condenados: 20 anos. O julgamento foi em 23/2/2012. João está preso desde o dia do homicídio. É recolhido provisório, por ter recorrido. Responde por tráfico de drogas (julho/2012). Leandro e Cleano recorrem em liberdade.
4. 14 de junho de 2008
Vítima(1) Jéferson Gabriel da Silva, 17, torcedor do América-RN.

O caso
Um ônibus viajava de volta a Natal com torcedores do América após um jogo contra o Ceará. No km 35 da CE-040, tiros de um carro atingiram Gabriel na cabeça. Antes da partida, na Internet, as torcidas se provocaram mutuamente. Houve brigas na arquibancada.
Na Polícia/na Justiça
O POVO ligou para a Delegacia de Aquiraz, onde o caso deveria estar registrado. A informação dada pela inspetora Rita é que “nada consta com o nome dessa vítima. Nem BO”. A morte ficou impune.
 
5. 15 de abril de 2009
Vítima (1)Francisca Nádia Brito Nascimento, 22, estudante de História

O caso
A universitária estava numa parada de ônibus, à noite, em frente à Universidade Estadual do Ceará, no Itaperi. Um coletivo que passava no local com torcedores do Fortaleza, vindo do Castelão, começou a ser apedrejado por torcedores do Ceará. Para dispersar a confusão, o cabo PM Francisco Carlos Barbosa Ribeiro atirou. Os tiros deveriam ter sido para o alto, mas um deles acertou a cabeça de Nádia.
Na Polícia/na Justiça
Francisco Carlos Barbosa Ribeiro tinha 50 anos à época da morte. No dia 31/11/2011, ele foi condenado por homicídio culposo (sem intenção de matar). A pena, 1 ano e 4 meses de detenção foi convertida em prestação de serviços à comunidade.
 

6. 21 de julho de 2011
Vítima (1)Anderson Amorim Lobo, 27, estudante de eletrotécnica

O caso
O rapaz saía de um curso na avenida da Universidade, quando foi executado. Nenhum objeto dele foi levado. Depois de sua morte, houve a vinculação ao fato de ele ter sido anteriormente diretor da Cearamor. Antes de morrer, ele havia dado informações à Polícia sobre o possível envolvimento de membros da entidade com o tráfico de drogas.
Na Polícia/na Justiça
Os autos do inquérito foram encaminhados no início deste mês ao Ministério Público.  

7. 13 de maio de 2012
Vítimas (2)Francisco Juan Lima da Silva, 20, e Túlio Heberson de Oliveira da Silva, 24

O caso
No dia da final do Cearense de 2012, Juan seguia para assistir ao jogo entre Ceará, seu time, e o Fortaleza. Ele usava uma camisa da Cearamor quando, na rua Tenente Benévolo, próximo ao Mercado dos Pinhões, foi atingido com seis tiros. Um acertou-lhe na cabeça. Pouco depois, e a dois quarteirões dali, Túlio Heberson também foi morto. Teria sido o revide pela outra morte. A Polícia atribuiu o caso à disputa por drogas na área.
Na Polícia/na Justiça
Dois suspeitos, “Jorge” e “Dudu” – também ligados ao tráfico de drogas - foram apontados pelas mortes de Juan e Túlio, respectivamente. Na Justiça não consta processo sobre o caso. Não há presos pelo caso.
8. 16 de novembro de 2012 Vítima (1)
Francisco Ferreira de Sousa, membro da Cearamor

O caso
O rapaz seguia pela avenida Carneiro de Mendonça, no Pici. Usava uma camisa do Paysandu e um boné da Cearamor – as torcidas organizadas são parceiras. Naquela noite, o Fortaleza havia vencido o Paysandu por 3 a 1 e ele teria ido ao jogo para apoiar o time paraense. Na volta para casa, foi morto a tiros.
 

Na Polícia/na Justiça
O caso foi investigado pela Divisão de Homicídios. Ainda não foram apontados responsáveis pelo crime. 


9. 28 de novembro de 2012
Vítima (1)
Jefferson de Oliveira Holanda, 26
O caso
Membro da Torcida Uniformizada do Fortaleza, Jefferson era conhecido como “Pena da TUF”. Ele chegou a ser proibido, com mais 11 torcedores, de frequentar jogos no PV. Fôra punido pelo Juizado do Torcedor por se envolver em atos de vandalismo no dia da final do Cearense de 2012. Foi morto com dois tiros perto de sua casa, no Planalto Mirassol.
Na Polícia/na Justiça
O inquérito (32200838/2012) está em andamento. Foram indiciados Tiago Teixeira de Lima, Francisco Wellington Oliveira Pinheiro e Francisco Otenízio Pinheiro. Tiago, já preso por porte de arma, está solto. Wellington, por tráfico de drogas, está preso em Caucaia. Não pelo homicídio. Otenízio está em liberdade.

10. 20 de janeiro de 2012
Vítimas (2)Luiz André Silva de Oliveira, 26, e Emanuel Ribeiro de Lima, 21

O caso
Luiz André era membro da Cearamor. Em 14/8/2010, foi preso na sede da Organizada com armas, drogas e um carro roubado. Respondia a processo judicial pelo caso. Dia 20/1/2012, estava com Emanuel quando os dois foram executados na Aerolândia. O alvo era André. Emanuel foi queima de arquivo.
Na Polícia/na Justiça
Ninguém preso. Investigação aberta.  

11. 2 de outubro de 2012
Vítima (1): Geovane Pereira de Brito, 20, membro da Cearamor
O caso
Morto com seis tiros na rua Humberto Lomeu, na Granja Portugal. Por dois homens numa morto. À época, o presidente da Organizada, Jeysivan Santos, negou que ele fosse filiado, mas admitiu o vínculo à rivalidade de torcidas.
Na Polícia/na Justiça
O inquérito policial nº 32200958/2012 foi concluído pela Divisão de Homicídios. Porém, com autoria desconhecida. As diligências continuam, segundo o site do Tribunal de Justiça do Ceará.  
12. 4 de outubro de 2012
Vítima (1)
Thiago Sousa de Moraes, 30
 

O caso
Morto dentro da sede da Cearamor. Estava com o carro numa oficina ao lado e fôra à sede. Um homem entrou e atirou. A Polícia vinculou o caso a tráfico de drogas e assaltos. Era acusado de crimes.
 

Na Polícia/na Justiça
À época, um traficante do Lagamar conhecido por “Bruninho” foi apontado, mas não chegou a ser preso.


13. 18 de novembro de 2012
Vítima (1)
Jailson Souza do Nascimento, 20
 

O caso
Morreu a tiros no Parque Potira(Caucaia). Teria discutido com torcedores rivais.


Na Polícia/na Justiça
Caso está no 18º DP (Jurema). O delegado Wilton Freitas disse que “ainda não foi elucidado. Não temos pistas”. 


14. 14 de abril de 2013
Vítimas (2)Gláuber de Souza Damasceno, 30, e Felipe Mesquita Sousa, 24

O caso
Mortos no último domingo, 14, iam para o Clássico-Rei, já próximos da Arena Castelão. O delegado Aurélio Araújo, do 19º DP (Conjunto Esperança), acredita que a motivação foi “briga entre torcidas”.
Na Polícia/na Justiça
Há três suspeitos. Segundo o delegado, na manhã da última quarta-feira um rapaz se apresentou como culpado. Sem flagrante, foi liberado. Outros dois jovens seguem presos para investigação – um detido no dia da ocorrência - e nenhum nega. O inquérito tem 30 dias para conclusão.

Mais notícias no Facebook.com/moacirnetomaracanau

VÊM AÍ A 2ª EDIÇÃO DA COPA CINQUENTÃO, COORDENADA POR MOACIR NETO A PARTIR DO DIA 10 DE MAIO, INSCRIÇÕES ABERTAS, REUNIÃO DIA 27/04 NA PRAÇA DA ESTAÇÃO, INFORMAÇÕES: 88238725 

Comentários