Sabia que torcer nas Olimpíadas faz bem à saúde? Entenda o motivo

 Eventos esportivos, como as Olimpíadas, são oportunidades de criar conexões sociais

Torcer nos jogos olímpicos pode trazer diversos benefícios à saúde, tanto física quanto mental. Estudos e especialistas indicam que assistir e torcer por eventos esportivos, como as Olimpíadas de Paris 2024 , pode proporcionar uma série de vantagens para o bem-estar individual.


A redução do estresse é um dos benefícios mais importantes, segundo especialistas. Assistir a eventos esportivos pode ajudar a liberar endorfinas, hormônios que promovem a sensação de bem-estar e felicidade, ajudando a diminuir o estresse.

Menos stress e mais felicidade


Especialistas indicam que torcer por um time favorito pode diminuir os níveis de estresse e aumentar a sensação de felicidade devido à liberação de dopamina, um neurotransmissor associado ao prazer e à recompensa.

Além disso, a melhoria do humor é vista pelos médicos e cientistas como um efeito positivo. O entusiasmo e a emoção de torcer para um time ou atleta podem elevar o humor e proporcionar momentos de alegria e diversão.

Estudos também observaram que a liberação de dopamina durante momentos de vitória contribui para sentimentos de felicidade e realização.

Conexão social

Outro benefício importante é a conexão social. Torcer junto com amigos, família ou até mesmo em comunidades online pode fortalecer laços sociais, promovendo um senso de pertencimento e apoio mútuo.


Eventos esportivos, como as Olimpíadas, são oportunidades de criar conexões sociais e aumentar a interação social. Acompanhar estratégias, táticas e desempenhos dos atletas pode estimular o cérebro, mantendo-o ativo e engajado.


 Um estudo publicado pelos psicólogos Edward Hirt e Joshua Clarkson destacou que a participação em eventos esportivos pode melhorar a qualidade das relações sociais e aumentar o bem-estar emocional.

A pesquisa concluiu que os eventos esportivos são contextos nos quais os indivíduos podem se conectar com outros que compartilham interesses e paixões semelhantes, o que fortalece os laços sociais e promove a coesão da comunidade.


Ainda, pesquisadores da Universidade de Waseda, no Japão, descobriram que assistir esportes ativa neurônios-espelho no cérebro, responsáveis por entender as ações e emoções dos outros. Essa ativação pode levar a um aumento de felicidade e prazer.

Atletas podem inspirar

Além disso, ver atletas em ação pode inspirar as pessoas a se envolverem em atividades físicas, melhorando a saúde cardiovascular, muscular e geral.

Por fim, torcer e vibrar nas Olimpíadas pode trazer um senso de orgulho e satisfação, especialmente quando o time ou atleta favorito ganha. A liberação de dopamina durante esses momentos de vitória contribui para sentimentos de felicidade e realização.


(Com informações do iG)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_29_07_2024

DUAS OPÇÕES PARA SE REFLETIR MUITO QUAL ESCOLHER PARA ENCABEÇAR O NOVO CICLO NA GESTÃO MUNICIPAL MARACANAUENSE, A PARTIR DE 2025; UMA É O MAIS DO MESMO, OUTRA É ENTREGAR A CIDADE QUEM NUNCA PASSOU 24H POR DIA EM MARACANAÚ; NUM MOMENTO QUE A POPULAÇÃO JÁ QUER SE LIVRAR DE UM GESTOR QUE TAMBÉM NUNCA MOROU NA CIDADE, NUNCA TEVE UMA AÇÃO PARA TER SAÚDE, EDUCAÇÃO, CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS OS CARGOS, O QUE INACEITÁVEL PARA UMA CIDADE QUE TEM UMA GRANDE ARRECADAÇÃO

Estar se configurando o final de um ciclo na gestão pública em Maracanaú. Porque ciclos nas esferas públicas brasileiras duram no máximo cerca de 20 anos, segundo a Ciência Política. Maracanaú estar correndo o risco de entrar em uma situação desastrosa, que ultimamente acontece nas eleições municipais. Grupos políticos estaduais, na ânsia de administrar o máximo de cidades possíveis, parece que estão se aproveitando da inocência da população dos municípios, que no momento tem uma carência de novas lideranças políticas. Daí, no desespero, acabam entregando a cidade a gente de fora. Seja uma nova liderança por falta de  condições de bancar uma campanha vitoriosa, ou políticos que a população não querem mais de forma alguma comandando a Prefeitura. AÍ OLHA SÓ NO QUE DEU EM PACATUBA, O PREFEITO QUE VEIO DE FORA, NA PRIMEIRA METADE DO SEU SEGUNDO MANDATO, FOI AFASTADO DO PODER, POR TER COMETIDO INFRAÇÕES NA GESTÃO PÚBLICA. Era só o que faltava isso acontecer também em Maracanaú, depois que um grupo se apossou da Prefeitura maracanauense, desde 2005. O que será outra tragédia. Se os maracanauenses optarem pelo outro candidato que diz que vai mudar Maracanaú, será, também, mesmo que assinar um cheque em branco. Pois, esse nome não tem nada de novo. Já que fez parte dos dois grupos politicos que administraram Maracanaú, em quase toda sua existência, não empolga muita gente. Esta não acredita ser a verdadeira mudança para a nova era maracanauense, que estar prestes a comecar. POR ISSO HAJA REFLEXÃO NOS PRÓXIMOS DOIS MESES PARA ESCOLHER EM QUEM CONFIAR O DESTINO DE MARACANAÚ. E ACREDITAR QUE O NOVO GRUPO SURPREENDA, FAZENDO QUE QUEM DUVIDAVA, VEJA A TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE, DO JEITO, QUE TANTO DESEJAVA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários