Fortaleza x Ceará (sem VAR): árbitro da Fifa já foi suspenso por 30 dias por omitir confusão em súmula

O árbitro foi julgado e punido com base no Art. 266 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre "Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado".




O árbitro carioca Wagner do Nascimento Magalhães foi suspenso por 30 dias por ter sido omisso na súmula de um jogo do Campeonato Paraibano deste ano. Ele foi julgado na noite dessa quarta-feira, no Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB), em João Pessoa. De acordo com o entendimento do TJDF-PB, Wagner errou ao não registrar no seu relatório uma confusão envolvendo torcedores do Treze, na partida contra o Botafogo-PB, no Estádio Amigão, em Campina Grande, pela semifinal da competição.


Wagner - que faz parte do quadro de árbitros da Fifa - se deslocou do Rio de Janeiro até João Pessoa, acompanhado de uma advogada, para o julgamento da 3ª Comissão Disciplinar do TJDF-PB. O árbitro foi julgado e punido com base no Art. 266 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala sobre "Deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida, prova ou equivalente, ou fazê-lo de modo a impossibilitar ou dificultar a punição de infratores, deturpar os fatos ocorridos ou fazer constar fatos que não tenha presenciado".


A punição para esse tipo de infração varia de suspensão de 30 a 360 dias, cumulada ou não com multa de R$ 100 a R$ 1.000. Wagner pegou a pena mínima - de 30 dias de suspensão -, mas ainda pode recorrer da decisão.


O procurador geral do TJDF-PB, Marinaldo Roberto de Barros, explicou que o tumulto foi grande o suficiente, impossível de passar despercebido pelo árbitro da partida.


- Ele disse que não viu a confusão e depois culpou o delegado. Mas não tinha como fugir das imagens. Ainda foi positivo para ele, já que a pena foi mínima, de 30 dias - argumentou o procurador do TJDF-PB.


A partida em questão aconteceu no dia 1º de abril e foi válida pela volta da semifinal do campeonato estadual da Paraíba. Na ocasião, o Clássico Tradição já se encaminhava para o seu desfecho, com o Botafogo-PB vencendo por 1 a 0 e eliminando o Treze. Vale lembrar que, por determinação do Ministério Público, o jogo foi realizado apenas com a presença de torcedores do Galo nas arquibancadas. Já aos 46 minutos do segundo tempo, torcidas organizadas do time de Campina Grande entraram em confronto e geraram um tumulto, precisando ser contidos pela Polícia Militar.


A confusão durou até depois do apito final, e os policiais tiveram muita dificuldade para apaziguar os ânimos dos torcedores, tendo que permitir, inclusive, que algumas pessoas, com crianças nos braços, tivessem acesso ao gramado do Amigão. Importante destacar que a arbitragem desse jogo foi de fora da Paraíba justamente a pedido do clube mandante, ou seja, o Treze.


Por conta da confusão, o Galo também acabou sendo punido com a perda de mando de campo em quatro partidas, punição essa a ser cumprida apenas do Campeonato Paraibano do próximo ano. Mas também cabe recurso dessa decisão, e o departamento jurídico do clube já avisou que vai recorrer.

Com informações do Portal Globo Esporte em 2018.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_31_05_2021

QUANDO A PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI DEIXAR DE SER MAIS ATRASADA NA VACINAÇÃO? EMBORA SEJA A SEGUNDA CIDADE DE MAIOR ARRECADAÇÃO NO ESTADO E DEVERIA SER MAIS CAPACITADA DO QUE AS OUTRAS; FALTA SÓ A VACINAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AS AULAS PRESENCIAIS VOLTAREM? E A  ESTRUTURA NAS ESCOLAS QUE CONTINUA DEIXANDO A DESEJAR? A PREFEITURA NÃO APROVEITOU O GRANDE PERÍODO DE NÃO TER AULAS, PARA REFORMAS NÉ? POR QUE, COMO VAI SER PARA NÃO TER AGLOMERAÇÃO NO ÚNICO BANHEIRO E BEBEDOURO? VÃO TER PONTOS COM ÁLCOOL GEL PARA A HIGIENIZAÇÃO? SERÁ QUE A PREFEITURA VAI QUERER SE LIVRAR DA PANDEMIA SEM DAR  DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS AS CRIANÇAS PARA O ENSINO REMOTO? PRETENDEM FAZER O QUE COM O MONTANTE DE RECURSOS QUE NÃO GASTARAM EM MAIS DE UM ANO DE PANDEMIA? 

É fundamental estar informado sobre o que é relevante no nosso dia a dia. Desta maneira, percebemos, se a gestão pública realiza corretamente o dever de atender a população devidamente. Geralmente, se a população não ficar de olho reivindicando a prestação dos serviços públicos da forma que deve ser, pode ser enganada. Pois, quem está no poder quer trabalhar de um jeito, de acordo com seus interesses, atendendo só a parte da população, que lhe colocou no poder. E muitas vezes não é a parte que necessita mais. A PREFEITURA DE MARACANAÚ SE APROVEITOU DA POPULAÇÃO E NÃO OFERECEU UM ENSINO REMOTO COMO DEVERIA! Isso mesmo. Era para as famílias ter recebido tablets e as crianças terem aulas remotas todos os dias. Com monitores estagiários  auxiliando os professores repassam o conteúdo digital devidamente. Recursos têm, mas a Prefeitura preferiu ficar parada e prejudicando milhares de crianças que tiveram muitos meses desperdiçados em um momento importantíssimo da vida delas. MESMO VACINADOS OS PROFESSORES ESTARÃO SE ARRISCANDO IR PARA AS SALAS DE AULAS, POIS NÃO REFORMARAM AS ESCOLAS? Pois é! já que correm o risco devido não terem ampliado o número de banheiros, bebedouros, cantinas e ventilação nas salas de aulas. Pode haver ainda uma grande circulação do vírus nas escolas e as pessoas se contaminarem em maior número. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários